Foi comemorado com muita emoção por partes dos adolescentes, o lançamento do jornal “Folha Jovem”, produzido pelos participantes dos coletivos “Esperança Jovem” e “Caminhando par o Futuro” dos bairros da Catingueira e das Cidades. O lançamento aconteceu na manhã da quarta-feira passada, 19, na sede da ONG PROAMEV.
O “Folha Jovem” surgiu de uma idéia do orientador do Projovem, Nicodemus Sobrinho que, acreditando no potencial dos jovens, lançou o desafio para a equipe. O projeto contou com o apoio do secretário de Assistência Social, Robson Dutra e da diretora da Rede Básica, Auxiliadora Silveira, e foi produzido pelos próprios adolescentes com uma tiragem de 1.000 exemplares.
Segundo o orientador, Nicodemus Sobrinho, a idéia é descobrir o talento de cada jovem e incentivar o hábito de escrever e ler, o que não é muito comum nessa faixa etária de idade. “Muitos têm talento para desenhar, outros para escrever poesias, outros para fotografias e, nós temos o dever de incentivá-los a, por em prática, o talento natural de cada um”, disse Nicodemus Sobrinho.
No jornal eles relatam o dia-a-dia no Projovem, mostrando o que eles vislumbram como futuro e suas preocupações com os problemas vividos em nossa cidade. Eles estão tendo oportunidade de colocar em prática os ensinamentos que aprenderam com os técnicos do programa.
O próximo desafio desses jovens, lançado pelo orientador Nicodemus Sobrinho, é formar uma biblioteca comunitária no bairro da Catingueira. “Lançamos uma gincana e eles aceitaram o desafio de conseguir 200 livros. Nós temos a convicção de que eles vão conseguir supera essa meta”, disse Nicodemus Sobrinho.
Fonte: Assessoria