A projeção do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba foi elevada de 4,8% para 6,8% pelo Banco do Brasil neste mês de setembro, sendo a maior expansão entre os estados brasileiros. A projeção foi divulgada nesta quinta-feira (12), no estudo do Banco intitulado como “Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil”.
Como visto pelo ClickPB, a taxa de crescimento da economia do estado continua sendo mais que o dobro do Brasil, que foi de 3% e do Nordeste, sendo de 3,4% neste ano de 2024. A nova revisão do PIB mostra que a Paraíba manteve a maior previsão de taxa de crescimento entre os estados do Brasil, tendo ainda o maior crescimento na taxa das projeções de maio e setembro.
Na comparação entre as duas projeções, a Paraíba foi o estado que mais elevou o crescimento do PIB. O Brasil subiu 0,8 ponto percentual, sendo de 2,2% para 3,0%, e o Nordeste cresceu 1,3 ponto percentual (de 2,1% para 3,3%). Além da Paraíba, os estados que mais cresceram foram Tocantins (5,8%), Amapá (5,8%) e Rio Grande do Norte (4,4%).
Para o secretário de estado da Fazenda, Marialvo Laureano, “a projeção da análise do setor econômico do Banco do Brasil mostra uma reação positiva da atividade econômica em praticamente todos os Estados e também no País. A melhora intensificada dos indicadores econômicos da Paraíba no primeiro semestre, confirmada pelas instituições de pesquisa como IBGE (comércio e serviços), Ministério de Trabalho (geração de emprego), além da continuidade dos investimentos em infraestrutura e em obras do Estado com recursos próprios, acrescentado pelos investimentos do governo federal, são alguns fatores determinantes para a expansão do PIB deste ano”, explicou Marialvo.
*Com informações do SEFAZ-PB
Leia também
Justiça da Paraíba suspende lei que beneficiava agentes de saúde em Fagundes