
O grupo Silvio Santos está com três propostas para a aquisição das lojas do Baú em avaliação, segundo apurou o iG com fontes próximas às negociações. O Pão de Açúcar, do empresário Abilio Diniz, é o favorito para comprar a empresa, porque foi o único que fez uma oferta pela totalidade da rede.
O empresário e apresentador de televisão Silvio Santos pretende vender a rede Baú em até 90 dias, conforme antecipou reportagem do iG desta quarta-feira. A decisão de se desfazer da varejista faz parte do processo de reestruturação do grupo, iniciado após a detecção de fraudes no banco Panamericano, o antigo braço financeiro do conglomerado.
A intenção do Pão de Açúcar é ganhar fôlego na região Sul do país. O interessa da empresa é utilizar a infraestrutura do Baú para reforçar as operações do Ponto Frio, rede adquirida pelo grupo em 2009.
O Pão de Açúcar está em fase de avaliação das informações financeiras do Baú, processo conhecido como “due dilligence”.
O Magazine Luiza e a rede Mercado Móveis, as lojas MM, também apresentaram propostas, mas apenas por parte das unidades, segundo apurou o iG. Ao todo, o Baú possui 137 unidades em São Paulo e no Paraná.
A Máquina de Vendas, rede formada pela união das varejistas Insinuante e Ricardo Eletro, chegou a avaliar a disputa pelo Baú. Eles não teriam feito propostas por entender que o ativo está supervalorizado.
O Baú fatura cerca de R$ 400 milhões, mas possui um passivo fiscal estimado em R$ 200 milhões. Essa dívida era da Dudony, varejista paranaense comprada pelo Baú em 2009, e pode ser transferida para o novo dono da rede.
O Baú utilizava boa parte das suas unidades para uma operação conhecida como “semivirtual”, ou seja, a empresa mantinha um espaço físico pequeno, com pouco estoque, focado na venda por catálogo. A maioria dessas lojas era da antiga rede Dudony.
Procurados pelo iG, o Magazine Luiza e o Pão de Açúcar não quiseram se pronunciar.