Com a chegada do verão, os projetos culturais promovidos pela Prefeitura de João Pessoa esquentam o clima e atraem turistas à simpática e organizada Capital do estado da Paraíba. Eventos de alto nível e com a participação de grandes nomes da Música Popular Brasileira fazem a alegria na Praia de Tambaú, uma das mais belas e populares da cidade e no Centro Histórico, um dos mais bonitos e ricos do Nordeste.
Tudo começa com o “Concerto de Natal”, que é programa certo para quem está na cidade. As areias de Tambaú, que comumente são utilizadas para prática de esportes, tornam-se palco para a apresentação de orquestras e solistas. No fim de tarde, as cadeiras são colocadas para acomodar quem vai conferir o show. A apresentação encanta e emociona a pessoas de todas as idades.
O grande palco é tomado pelos instrumentos que compõem a ‘Orquestra de Câmara Municipal’ que neste concerto recebe solistas do mais alto gabarito. Em 2007, o “Concerto de Natal” vai acontecer no dia 22 de Dezembro, a partir das 18h30.
Música do Mundo
Passada a emoção do Natal, terá início no mesmo palco armado em Tambaú o Projeto “Música do Mundo”, com shows instrumentais e a participação de músicos da Paraíba e de outros estados.
O “Música do Mundo” vai acontecer no período de 25 a 30 de Dezembro, com apresentações sempre no fim de tarde. Durante esse evento, a Praia de Tambaú se tranforma em um cenário encantador, com turistas de todas as partes do mundo e paraibanos de todos os recantos, sentados em cadeiras, nas areias e nas muretas apreciando o que há de melhor da música instrumental em todos os gêneros: chorinho, samba, pop rock, jazz, blues, forró e muito mais. Entre os detaques desta edição estão os músicos Azymuth, Nelson Faria e Gilson Perazzeta.
Réveillon
No dia 31 de Dezembro acontece a grande festa de Réveillon, que desde o ano de 2005 traz grandes nomes da música brasileira para animar o público que lota as praias de Tambaú e Cabo Branco. Esse ano a atração principal é o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho, já consagrado internacionalmente pelo ecletismo de seu trabalho musical e pela sua postura de profeta contemporâneo.
As apresentações na orla começam por volta das 20h00 e serão protagonizadas por grupos de cultura popular que vão mostrar todo o encantamento do folclore nordestino nas avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco, as principais da orla da capital da Paraíba.
À meia-noite, tem a queima de fogos e logo após começa o show de Zé Ramallho. Em seguida, por volta das 2h30 da madrugada, a Osquetra de Frevo de João Pessoa, formada pelos melhores músicos e cantores da Paraíba fazem a animação até a chegada dos primeiros raios de Sol de 2008. E não custa lembrar que o Sol em João Pessoa nasce mais cedo, pois é lá, justamente na Ponta do Seixas, vizinha à praia de Cabo Branco, que está o Ponto Extremo Oriental das Américas.
Resta lembrar ainda que a Prefeitura de João Pessoa tem todo o cuidado com a organização e a infra-estrutura do Réveillon. Tudo é pensado para que paraibanos e turistas brinquem com tranquilidade, segurança e paz. É uma festa para as famílias que costumam colocar tendas ao longo de toda a orla para apreciar a queima de fogos, os shows e saldar a chegada do novo ano.
Estação Nordeste
Passada a euforia da virada do ano, tem início um dos mais vitoriosos projetos culturais realizados pela Prefeitura de João Pessoa, o “Estação Nordeste”, que tem a finalidade de proporcionar entretenimento e lazer de boa qualidade para quem está na Capital na temporada do verão.
Durante o mês de janeiro, são convidados grandes artistas de várias tendências musicais para animar a orla, o Centro Histórico e os maiores bairros da Capital. “Nossa política cultural é aglutinadora, diversificada e democrática. Tudo é pensado de forma a ocupar todos os espaços da cidade e, assim, beneficiar não só o turista ou quem mora nos bairros elegantes, mas também o pessoal da periferia”, afirmou Lau Siqueira, presidente da Fundação Cultural de João Pessoa, realizadora de todos esses eventos.
O “Estação Nordeste” começa no primeiro Sábado de 2008, dia 5 de Janeiro, com o show do grupo Paralamas do Sucesso, uma das maiores referências do rock nacional, que vai se apresentar no palco da Praia de Tambaú. Para esse grande show será montada uma ‘mega’ estrutura semelhante a do Réveillon, pois são esperadas cerca de 100 mil pessoas para prestigiar o grupo que tem como vocalista o paraibano Herbert Viana.
Depois disso, a programação segue até o final do mês sempre com apresentações nos pólos já citados. Merecem destaque os shows do mineiro Lô Borges no dia 11 de Janeiro, na Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico; da carioca de Niterói, Zélia Duncan, no dia 12, na praia de Tambaú e do carioca do Estácio, Luiz Melodia, no dia 18, também no Centro Histórico.
E por falar em Centro Histórico é bem ressaltar que João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil com 422 anos de fundação. Isso porque o lugar já nasceu como cidade, sem nunca ter passado pela categoria de vila ou povoado, no ano de 1585.
Prévia Carnavalesca
O projeto “Estação Nordeste” segue até o dia 25 de Janeiro, quando começa o Folia de Rua, uma das maiores e mais animadas prévias carnavalescas do Brasil que se estende até o Sábado de Carnaval, esse ano bem mais cedo, no dia 2 de Fevereiro. A abertura do Folia de Rua será no dia 25 de Janeiro, com a apresentação da Orquestra Spok de Frevo, da cidade de Recife.
O Folia de Rua reúne mais de 30 blocos filiados que desfilam pelas ruas da orla, Centro Histórico e bairros de João Pessoa, arrastando milhares de foliões de todas as idades. Além deles, ainda podem ser conferidos outros 70 blocos alternativos organizados em diversos bairros. A principal característica da prévia carnavalesca de João Pessoa é a inexistência do cordão de isolamento, o que torna a festa mais democrática. O gênero predominante é o frevo e o que não falta é alegria, bom humor e criativadade por parte dos foliões.
Muriçocas do Miramar
O maior bloco da prévia carnavalesca de João Pessoa é o ‘Muriçocas do Miramar’, que é independente e não faz parte do Folia de Rua. A agremiação vai completar, em 2008, 22 anos de existência e é considerada o maior bloco aberto de arrasto em carnaval de prévia do mundo, pois atrai mais de 400 mil pessoas numa quarta-feira antes dos Festejos de Momo, batizada pelos seus criadores de “Quarta-feira de Fogo”, por ser uma antes da de Cinzas. No próximo ano, as “Muriçocas” ganham as ruas no dia 30 de Janeiro.
O “Muriçocas do Miramar” nasceu de uma brincadeira de alguns moradores do bairro do Miramar e, com o passar do tempo, se transformou no maior fenômeno de participação popular da cidade de João Pessoa. A “Quarta-feira de Fogo” é esperada por pessoas de todas as idades e classes sociais que ganham as ruas fantasiadas de maneira criativa ou com a camiseta da agremiação, dando um colorido todo especial aos cinco quilômetros do percurso. O dia da saída das “Muriçocas” é quase um feriado na cidade que tem cerca de 670 mil habitantes.
Sem cordão de isolamento e com muita harmonia os mais de 400 mil foliões descem a Avenida Epitácio Pessoa – a principal da cidade – em direção a Tambaú com dez trios elétricos ocupados por grande nomes da música nordestina tocando frevo, maracatu e reggae. O cantor e compositor Fuba é o puxador oficial do bloco desde sua criação, em 1987, e autor de todos os hinos. Já foram convidados para animar os trios das “Muriçocas” gente do quilate de Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Alceu Valença, Armandinho, Dodô e Osmar, Tânia Alves, Chico César, Tribo de Jah, Lenine e muitos outros.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMJP