
Campina Grande sedia neste sábado, dia 21, o 9º Desafio Estado contra Estado. Os doze competidores (Rogério Meneses e Gilmar de Oliveira, da Paraíba; Sebastião Dias e Zé Cardoso – RN; Edvaldo Zuzu e Luciano Leonel – PE; Paulo Pereira e Genaldo Pereira – CE; Viturino Bezerra e Antônio Raimundo – PI; e Vem Vem e Rafael Neto – SE) disputam o prêmio de melhor da região.
O desafio tem início às 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral, e os ingressos estão à venda aos preços de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada), no Teatro, Banca do Orlando e no Bar do Genival. Há pontos de venda também nas cidades de Boa Vista, Soledade e Remígio.
Este ano a competição tem um novo formato, que consiste no julgamento do desempenho individual do poeta e não da dupla, como era anteriormente.
A comissão julgadora é composta pelos repentistas Tião Lima, Aldacir de França, Miro Pereira, José Carlos do Pajeú, Jorge Macedo e Erasmo Ferreira. Na primeira etapa, a comissão tem de emitir sua avaliação e escolher, por ordem, os quatro primeiros colocados.
O poeta Iponax Vila Nova, organizador do evento, que é promovido pelo Clube do Repente, explica que na primeira etapa todos os competidores cantam. Neste momento, serão sorteados temas para sextilha e enviado um mote em sete sílabas para ser glosado.
“Nesta fase apenas quatro repentistas se classificam. Na sequência, acontece a segunda etapa. O primeiro colocado enfrenta o quarto, o segundo compete contra o terceiro. Deste duelo, classificam-se dois para a finalíssima”, explicou.