
Recentemente, Miguel dos Santos foi um dos grandes destaques na segunda edição do Independent 20th Century — Foto:Reprodução
Um dos maiores artistas vivos da atualidade. Assim é considerado Miguel dos Santos, que tem obras reconhecidas no mundo todo e estreia sua nova exposição “Miguel dos Santos: entre a Terra e o Imaginário” para o Espaço Arte Brasil, com abertura na próxima quinta-feira (5), no hall do Liv Mall, em João Pessoa.
A exposição também faz parte das comemorações de um ano de funcionamento do Espaço Arte Brasil. “Para nós, é uma grande honra e privilégio. Iniciamos a trajetória da loja com uma exposição de Abelardo da Hora, um dos maiores nomes da fase modernista do mundo, e um ano depois, celebramos esse momento com a exposição de outro grande artista pernambucano que escolheu a Paraíba para viver e ser o cenário de suas criações, desde os anos 60”, celebrou Fábio Bernardo, sócio proprietário da loja.
Para Miguel dos Santos, a nova exposição no Espaço Arte Brasil marca seu retorno ao mercado de arte da Paraíba. “Eu estava fora do mercado há 22 anos, por livre e espontânea vontade, porque resolvi me dedicar a outros projetos e ao atelier. Mas, esse convite do Espaço Arte Brasil é especial, porque aproxima a sociedade da arte. E nossa parte, enquanto artista, é fornecer o que temos de mais singular para que isso aconteça”, comentou.
A curadoria da exposição comemorativa ficou sob a responsabilidade de Daniel da Hora, artista visual e produtor cultural. “Miguel é um artista complexo em toda sua grandeza e profundidade. Ao trabalhar com diversos suportes, amplia suas narrativas e histórias de modo a mostrar ao público uma riqueza de referências, saberes e técnicas, aliados a um profundo comprometimento com uma arte brasileira que dialoga com o universal”, definiu Daniel.
Com cerca de 100 peças de diferentes formatos, a mostra promete transitar por todas as faces artísticas de Miguel dos Santos como pintor, ceramista e escultor. Um dos destaques será uma das obras que compõem o tríptico Guerreiros, de 1974, que já foi destaque no Museu de Arte de São Paulo (MASP). “O conjunto da obra de Miguel é extenso, assim, decidimos mostrar peças que nunca foram apresentadas em exposições e algumas mais contemporâneas, sempre variando entre a escultura, a cerâmica de menor porte e quadros, especialmente os que apresentam suas criações no campo do realismo mágico”, adiantou o curador.
Outra exclusividade de Miguel dos Santos são as obras em litoplasma. “É uma técnica que ele vem desenvolvendo e que através da qual consegue criar imagens e temas que são um deleite para os olhos”, explicou Daniel.
No dia da abertura da exposição, parte do valor das vendas das obras de Miguel dos Santos será destinada ao tratamento de mulheres com câncer no Hospital Laureano, neste Outubro Rosa.
Reconhecimento
Recentemente, Miguel dos Santos foi um dos grandes destaques na segunda edição do Independent 20th Century, em Nova York, que aconteceu entre os dias 7 e 10 de setembro. Em uma exposição solo, o artista mostrou 28 obras de arte, entre pinturas e esculturas, frutos de quase quatro décadas de trabalho.
A exposição de Miguel dos Santos também foi considerada pelo Art News — reconhecido veículo de notícias sobre o mundo da arte, fundado em 1902 — uma das três melhores exposições do mundo na Feira Independent 20th Century.