Morreu hoje em Recife, aos 87 anos, o advogado paraibano José Gláucio Veiga, radicado em Pernambuco há várias décadas. Gláucio Veiga foi professor da UFPE, membro da Academia Paraibana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba e da Associação Brasileira de Ciências Jurídicas. O secretário Sales Gaudêncio participará do velório e sepultamento representando o governador José Maranhão. O presidente da APL, Juarez Farias, também anunciou participação.
Gláucio Veiga foi professor de inúmeros advogados hoje renomados na Paraíba. Tem diversas obras publicadas, inclusive em outros idiomas. Deixa uma irmã e três sobrinhos na Paraíba, sendo um deles a jornalista Gisa Veiga.
Gláucio Veiga nasceu no dia 28 de julho de 1923, na capital do Estado da Paraíba; filho do escritor João Ribeiro da Veiga Pessoa Júnior, um dos fundadores da Academia Paraibana de Letras e do IHGP, e da pianista Adalgisa Batista da Veiga Pessoa. Fez o curso primário no Grupo Escolar Tomaz Mindello e o ginasial no Lyceu Paraibano. Seguiu para a capital pernambucana, onde fez o curso secundário no Colégio Pernambucano e ingressou na Faculdade de Direito, bacharelando-se em 1948; posteriormente, fez doutorado em Economia Política na Universidade de São Paulo. Na Universidade Federal de Pernambuco, através de concurso, lecionou Direito Tributário, Direito Econômico, Teoria Geral do Estado e Processo Civil.
Recebeu alguns prêmios por sua atuação nas letras, destacando-se, entre os demais, o conferido pela Academia Pernambucana de Letras com o trabalho “Do conceito da realidade de Marcel Proust”; outro conferido pela Prefeitura de Recife, por ocasião do centenário de Joaquim Nabuco, intitulado “Joaquim Nabuco – antecipações” e, ainda, um outro, promovido pelo Governador da Paraíba, José Américo de Almeida, pela apresentação de “Notas para a formação do capitalismo religioso na capitania da Paraíba”.
Também de sua autoria: “O gabinete de Olinda e a política pernambucana – o desembarque de Sirinhaém”. Colaborou nos jornais literários do Recife e, em João Pessoa, no Suplemento Literário Correio das Artes, do Jornal A União, e em revistas especializada de Direito do Recife, São Paulo e do exterior. Em Revistas do IHGP, encontramos dois trabalhos de sua autoria “Saudação a Coriolano de Medeiros e Para uma teoria da história”.