Inovador, dançante e envolvente: essas são as melhores palavras para definir o som do projeto musical Sonzera Crew, capitaneado pelo artista Moreno Braza. O trabalho, compartilhado de forma online entre alguns músicos Brasil afora, chega fazendo uma espécie de ode à cidade de João Pessoa.
Dança, figuras locais icônicas de João Pessoa e o quotidiano da cidade são os ingredientes de uma mistura que vai do samba rock ao hip-hop, passando pela salsa e pelo groove. “Amo ter nascido brasileiro, a liberdade e a herança cultural de nossa terra”, resumiu, Moreno Braza.
O músico explicou ao ClickPB que sentiu a necessidade de criar músicas que falassem mais da realidade da cidade, não apenas das paisagens, mas do modo de vida pessoense, seus costumes e paixões.
“De uns anos para cá surgiu a necessidade de criar músicas que falam de algo mais próximo do quotidiano de quem convivo, falar do Botafogo da Paraíba no Almeidão, que meu irmão mais velho é doente roxo, falar do carcará em cima de um prédio e trazer um samba blues e uma letra com essa dinâmica de tensão entre o urbano e o natural”, definiu.
Moreno Braza enfatizou a importância de valorizar a cultura local e os nomes que fazem parte dessa construção, entre os quais ele cita Totonho, Cinthia Gama e Jack Keysy. Esses nomes estão presentes até nas letras. “Quero mostrar para o mundo e para a nossa cidade uma cultura pulsante como na música ‘João Pessoa Batida Quente’ que tem uma levada hip-hop com um toque de funkeria (ritmo que o mestre Totonho consagrou)”, exemplificou.
O projeto ainda está sendo formatado, mas a pleno vapor, fazendo as mudanças necessárias até a finalização. “Estamos em plena ebulição! Realizando ajustes de instrumento, ajustes de voz e ainda tenho bastante coisa para gravar”. Moreno Braza revelou também que vem mantendo contato com nomes já consagrados da música para participar do projeto, então surpresas podem surgir em breve.
O artista compara seu trabalho ao de um chef de cozinha, que vai escolhendo a dedo os “temperos” de cada música e realizando encontros privados para “degustação”. Foi a partir desses encontros que ele recebeu o estímulo necessário para mostrar seu som ao mundo.
A expectativa é que no final do segundo semestre de 2025 seja produzido o show de lançamento do álbum. “Até lá, a ideia é ter já boa parte das músicas publicadas nas plataformas de streaming”.
Toni Silva assina a produção.
- Pianista paraibano lança álbum musical ‘Vagalume’ neste mês; saiba quando
- UFPB sedia Festival Internacional de música; veja data e atrações
Moreno Braza
Moreno Braza, natural de João Pessoa, é um compositor multifacetado que iniciou sua jornada musical aos 15 anos no rock autoral com sua banda (Entre Parênteses). Já praticou taekwondo, dança, estudou artes na -UFPB, Bacharel em direito, e hoje atende como psicanalista em clínica própria.
Braza promete, com sua banda Sonzera Crew, uma performance enérgica e autêntica, perfeita para envolver o público de dança e amantes da música popular brasileira, sem abrir mão de influências de artistas locais.