
A bailarina Débora Duany, 12 anos, aluna da Saltarello Escola de Dança de João Pessoa-PB, foi a primeira paraibana passar na audição da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, realizada na 7ª edição do Ballace da cidade de Camaçari-Bahia.
Débora Duany conquistou uma vaga concorrendo com mais de 300 bailarinos de sua idade e está se preparando para participar do processo seletivo do Bolshoi na cidade de Joinville-SC, no próximo mês de outubro.
A Saltarello sob a coordenação da professora Alexsandra Michela é a única escola autorizada pela Sociedade Nacional do Cecchetti no Canadá a ministrar aulas do Método Cecchetti, oferecendo uma grade curricular completa para formação de bailarinos e professores, com examinadores Canadenses.
A torcida dos amigos e familiares é grande para que Débora Duany consiga passar na seletiva e venha a ter apoio financeiro dos órgãos públicos e privados. Em anexo, fotos e apresentações.
História de Débora Duany Ferreira de Paiva:
Débora Duany nasceu no dia 1º de abril de 2000. Filha de pai taxista, mãe vendedora e irmão estudante, vem de família simples na qual foi criada valorizando a arte e a cultura de sua cidade João Pessoa.
Desde muito cedo demonstrava gostar de estar no palco, de fotografar e de dançar. Sempre teve uma vida muita ativa e envolvida com arte e cultura. Aos sete anos começou a dançar balé moderno. Aos 10, entrou para o Curso Livre de Teatro “A Arte de Aprender”, no Teatro Ednaldo do Egypto.
No currículo desta talentosa menina destacam-se participações em desfiles e apresentações como baliza da banda marcial de sua escola. Mas, a sua paixão é o balé. Neste ano de 2012, Débora Duany iniciou aulas de balé clássico na Escola Saltarello de Dança, onde surgiu a oportunidade do processo seletivo do Bolshoi, na cidade de Joinville-SC. Ela vem dedicando aos ensaios mais de três horas por dia, de segunda a sexta, incansavelmente.
Escola Saltarello:
A Escola Saltarello foi criada há dez anos a partir da necessidade de vários interessados em fazer balé clássico na capital paraibana. Tem coordenação da professora Alexsandra Michela que vem realizando um belo trabalho se dedicando a dar aulas para pessoas de todas as idades.
O nome da escola surgiu a partir de leituras do irmão da professora sobre os grandes compositores clássicos, nas quais se falava de variados estilos de danças e composições. A palavra “Saltarello” significa valsa saltitante, uma dança folclórica italiana.
A recente conquista desta escola foi a ida da Professora e Diretora Alexsandra Michela a Vancouver-Canadá, para a Cecchetti National Conference and Summer Course 2012. Graças a sua coragem e determinação tornou-se a primeira brasileira a estar presente nessa conferência, conquistando sua entrada na Sociedade Nacional do Cecchetti no Canadá, obtendo permissão para concluir a Licenciatura na metodologia e assim poder dar aulas utilizando este método no Brasil.
A Escola Saltarello é a única escola autorizada pela Sociedade Nacional do Cecchetti a ministrar aulas do Método Cecchetti, oferecendo uma grade curricular completa para formação de bailarinos e professores com examinadores canadenses.
Frutos conquistados pela Escola Saltarello:
*Mês Cultural para as crianças em outubro de 2003, na Livraria Siciliano no Manaíra Shopping, com um Divertissement;
*2º lugar – Categoria Avançado – Ballet de Repertório na I Mostra de Talentos em Dança no Theatro Santa Roza – PB em Maio de 2010;
*Em abril de 2011, o aluno Guilherme Gomes foi exportado para o Centro de Movimento Deborah Colker – RJ e logo passou na seleção da Escola do Teatro Municipal – RJ;
*3º lugar – Categoria Avançado – Clássico livre na III Mostra de Talentos em Dança no Theatro Santa Roza – PB, em Abril de 2012;
*Classificação na 1ª etapa da Seletiva do Teatro Bolshoi no Brasil na 7ª Edição do Ballace na cidade de Camaçari-BA, conquistada pela aluna Débora Duany F. de Paiva da turma da Grade 2.
A Escola Saltarello fica localizada na Rua: Geraldo Porto nº 91, Brisamar, telefone: (83) 8822-8042/ 3576-0471.
Alexsandra Michela:
Alexsandra Michela é paraibana, nascida em 1975. Iniciou os seus estudos de dança em 1980 no Theatro Santa Roza.
Para sua formação artística contribuíram os Maitres de Ballet:
Ana Maria Lisboa – PB, José Enoch – PB, Oldimar Vieira Leite – PB, Jane Dick -PE, Márcia Pinheiro- RJ, Vera Aragão – RJ, José Cervantes – Suíça, Flávio Sampaio – RJ, Irma Swynen – Bélgica, Joseneide Behar – PB, Ricardo Scheir – SP, Toshie Kobayashi – SP, Gillian Hurst – Cecchetti Society of Canada, Vincente Hamptam – Escócia.
A talentosa bailarina Alexsandra Michela é uma profissional dedicada e já desempenhou papéis em vários espetáculos de Dança: “O Quebra Nozes, Aleluia”, “O Don Quixote, Coppélia”, “Marcha de Ainda”, “Concerto para Violão e Orquestra”, “Night Concert”, entre outros.
No seu currículo artístico constam relações diretas com instituições educacionais, onde atuou como professora e coreógrafa: Ballet Old’Mar, Colégio Láis na Mão, Colégio Gente Inocente, Colégio Alvorecer, Colégio Risque Rabisque, Colégio Evolução, Colégio Augusto dos Anjos, Constructor Sui – Casa Escola, Babylândia, Ebenezer – Casulo, Escola Montessoriana, João Paulo II, EMEF Daura Santiago Rangel, Carrossel Prisma, EMEF Francisco Pereira Gomes, Projeto de Dança na Escola.
Alexsandra Michela é Diretora, Professora e Coreógrafa da Saltarello Escola de Danças, onde ministra aulas de ballet clássico do Método Cecchetti (Cecchetti Society of Canada, em processo de licenciatura).