Será realizada no próximo fim de semana mais uma edição do ‘Forró do Peixe-Boi’, em Barra do Mamanguape, distrito do município de Rio Tinto, Litoral Norte do estado. O evento é organizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) por meio do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho e traz uma programação com atividades culturais, esportivas e de conscientização ambiental.
Segundo a FMA, o objetivo é “celebrar a rica biodiversidade da região da Área de Proteção Ambiental (APA) e a presença dos peixes-bois marinhos, espécie ameaçada de extinção no Brasil”.
A programação no sábado (26) tem início ás 7h30, com um campeonato de futebol que deve durar até as 15h. Entre 12h e 17h será realizado um campeonato de vôlei.
Para a criançada, o polo ‘Forroboizinho’ traz uma tarde de cinema e brincadeiras, com a exibição do Cine Peixe-Boi, das 15h30 às 17h, no Centro de Convivência da Fundação Mamíferos Aquáticos, segundo a organização do evento.
A partir das 19h30 acontecem os shows culturais com Danillo Wagner e Banda, Trio Baraúna, Côco da Barra e Forró Zabumbado. A festa deve durar até as 3h do domingo.
No domingo, a partir das 8h a programação tem início com um lanche coletivo às 8h que será seguido de um ‘arrastão do forró’ com o Trio Pé de Serra Timbó e Sivuquinha, saindo da Colônia Z-13 Antônio de Brito.
Às 9h30, começam os campeonatos esportivos tradicionais de remo masculino e feminino, além da regata, acompanhados por apresentações culturais do Toré da Aldeia São Francisco e show de Erivan Estigado, no estuário da Barra do Rio Mamanguape.
Conforme a organização do evento, a comunidade local e os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a relevância da preservação dessa espécie, que ainda pode ser avistada no litoral da Paraíba, uma das poucas regiões do país onde esses mamíferos aquáticos vivem em seu habitat natural.
Sobre o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho
O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e do Governo Federal, é uma iniciativa voltada à conservação dos peixes-bois-marinhos, unindo pesquisa, educação ambiental e desenvolvimento comunitário.
O projeto conta com o apoio da APA da Barra do Rio Mamanguape/ICMBio, da ARIE Manguezais da Foz do Rio Mamanguape/ICMBio e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da UFPB (PPGEMA-UFPB)