A cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, vai ser palco para muitas atividades, de 11 a 14 de novembro, durante o 7º Encontro de Extensão e Cultura do Instituto Federal da Paraíba, o Enex IFPB 2024.
São mais de 1300 participantes, entre estudantes e servidores de todos os 21 campi do IFPB, além de parceiros sociais. O tema geral do Enex 2024 é “Compartilhando saberes e gerando conhecimento: o diálogo como princípio democrático de transformação da realidade”. Nesta edição, o evento homenageia o centenário da flautista e compositora Zabé da Loca, um grande ícone da cultura do Cariri.
A organização é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB e conta com apoio da Secretaria de Cultura da Paraíba, Sebrae, Prefeitura de Monteiro, Sicoob, Funetec e Assifpb. Ainda é possível se inscrever no dia e participar até de oficinas. Acesse aqui a programação geral do evento que é totalmente gratuito.
Atriz Zezita Matos fará apresentação na Praça João Pessoa
Na segunda-feira, dia 11, ocorrem as exibições dos curta-metragens vencedores do I Prêmio IFPB de Audiovisual nas categorias de Ficção, Documentário, Animação e Podcast. São produções de três segmentos: estudantes do IFPB, servidores da instituição e produtores da comunidade externa. Foram distribuídos R$ 15 mil em prêmios para fomentar o interesse na área audiovisual.
O Prêmio homenageia o teatrólogo e cineasta Eliézer Rolim (in memoriam) e a atriz e educadora Zezita Matos, que vai estar presente durante a premiação, a partir das 19h, no anfiteatro da Praça João Pessoa, com uma apresentação artística. O documentário “Meu pai, Eliézer Rolim” também deve ser exibido na ocasião.
No dia 12 de novembro, a partir das 14h, começa a funcionar a Feira de Economia Solidária, no IFPB Monteiro, com expositores de 12 cidades. A partir das 18h até 22h, a Feira vai para a Praça João Pessoa. O horário no dia 13 é das 8h às 18h e no dia 14 encerra às 12h, no IFPB Monteiro.
Lily Sanfoneira e Claudinho de Monteiro estão na programação
Na terça, também tem a “Mostra Gastronômica: Cozinhando com tradição – resgatando sabores e saberes da gastronomia paraibana”, no pátio central do IFPB Monteiro. Oficinas gastronômicas especiais sobre caju e banana estão no evento.
O Enex conta com uma Mostra Artístico Cultural que terá muitas apresentações musicais, incluindo a Banda de Pife Pio X, Coral Canta IFPB, Orquestra Experimental, Mazurca, Pife Perfumado, Lily Sanfoneira e Claudinho de Monteiro. As atrações se dividem entre o Pátio Central do IFPB Monteiro e a Praça João Pessoa.
No dia 13, o encontro um Painel sobre “As Políticas Públicas e o efeito transformador na vida das pessoas” com a presença da secretária estadual de Desenvolvimento Humano, Pollyana Dutra, a pró-reitora da Proexc, Josi Batista e a coordenadora de extensão tecnológica, Alexsandra Chaves.
Cameratas e teatro
Na quarta, o encontro em diversos espaços do IFPB Monteiro, tem os espetáculos de dança Belly Divas, Ritmos do Brasil, LABORART, lançamento de livros, exposições digitais, a Camerata Yerko Tabilo do IFPB com o concerto “A natureza do amor”, a Camerata de Violões e Cordas Pinçadas do IFPB com o concerto “Cordas Brasileiras”, o conjunto Litoral Bones, o grupo Iamaká com concerto “Alma Ibérica”, o cortejo de Bonecos Gigantes da cultura popular
O encontro terá ainda a apresentação teatral “Histórias Contadas e não Contadas de Patos ou A cruz de Francisca”, do IFPB Patos, a encenação poética “Escritas Negras”, a Banda de Música do IFPB Monteiro, o Maracajá Sax com “saxofoneando os sons da gente” e o GRUPIFMO, além de apresentações de finalistas do Festin na categoria Instrumental.
Encontro de Intérpretes
Na noite do dia 13, a partir das 19h, na Praça João Pessoa, a música começa com o Cariri Bones, abrindo para as apresentações do Festin na categoria autoral e intérprete com estudantes do IFPB e da rede pública de Monteiro.
O IFPB vai conceder premiação em dinheiro para todos os três primeiros colocados em cada categoria. O 1º lugar recebe R$ 1.000,00, o 2º lugar recebe 700,00 e o 3º lugar recebe 500,00. O encerramento é com o IF Music do IFPB Guarabira.
A programação do encontro tem também uma Mostra de Tecnologia Social, com Torneio de Robótica e exposições dos projetos desenvolvidos exclusivamente por professoras e alunas para o projeto “Arretadas Sim Senhor!” que visa criar soluções tecnológicas para problemas enfrentados por comunidades.
No dia 14, o encontro tem uma mesa redonda com o tema “Relações étnico-raciais no contexto da educação brasileira”, formada pelas professoras de Sociologia, Ana Sávia Farias Ramos, do IFPB Monteiro, Tatiele Pereira de Souza, do IFPB Santa Luzia, e Lucia Mara Figueiredo do IFPB Sousa, da área de Gestão Rural. O último dia terá ainda performance teatral “Folia ao Menino Deus”, diversas oficinas, apresentação musical do IFPB Monteiro e encerramento com o show Brasilidades com Di Faria.