
Cidades de vários países aderem às celebrações, com edifícios enfeitados pela cor e os temas irlandeses. — Foto:Reprodução
O Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day) é comemorado nesta sexta-feira (17). O feriado se originou na Irlanda, e se popularizou em diversos países do mundo. A data celebra a vida de São Patrício, o padroeiro da Irlanda.
1. A Cor Verde
O Dia de São Patrício é comemorado com a cor verde; é sugerido que cada pessoa use pelo menos uma peça de roupa verde, para dar sorte (mais ainda se usar um trevo de quatro folhas). Cidades de vários países aderem às celebrações, com edifícios enfeitados pela cor e os temas irlandeses.
2. Festa de Imigrantes
Apesar da temática, o Dia de São Patrício não surgiu na Irlanda, e sim nos Estados Unidos, onde a grande maioria de imigrantes irlandeses começaram a festejar a partir de 1700, para manter suas raízes vivas. A partir de 1800, os EUA receberam uma população cada vez maior de imigrantes irlandeses, e hoje estima-se que mais de 40 milhões de americanos tenham origens irlandesas (enquanto na Irlanda a população mal passa dos 6 milhões).

3. Nem santo, nem irlandês, nem Patrício
São Patrício, padroeiro da Irlanda, não nasceu na Irlanda, não se chamava Patrick e nunca foi canonizado. Acredita-se que tenha nascido Maewyn Succat, na Escócia ou País de Gales, no fim do século IV, durante o Império Romano. Aos 16 anos, ele teria sido raptado por piratas e levado para a Irlanda, onde passou a juventude cuidando de ovelhas. Quando conseguiu fugir e voltar à Inglaterra, Maewyn entrou para a vida monástica e adotou o nome Patrício (um nome extremamente comum na Irlanda) para sua vida cristã. Ele voltou à ilha depois de adulto como um missionário cristão, e começou a introduzir a religião cristã à população celta, motivo pelo qual é visto como santo da Igreja Católica. A devoção é tanta, que a catedral católica de Nova York é dedicada a São Patrício.
4. Sláinte!
No dia de São Patrício, é costume brindar nos festejos com o grito de “sláinte”, que significa “saúde” em gaélico.

5. Afogar o trevo
Símbolo da festa, o trevo de quatro folhas é o principal amuleto os irlandeses. Diz a lenda que São Patrício usou o trevo para explicar o dogma da trindade á população irlandesa em seus tempos de missionário. Portanto, no Dia de São Patrick, é tradição usar um pequeno trevo de quatro folhas e, no fim do dia, deixá-lo cair no último copo de cerveja ou whisky (tradição nomeada “afogar o trevo”). Diz-se que o ato traz um ano de prosperidade.
Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: redacao@clickpb.com.br