Música

3º concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba tem estreia mundial de música de compositor paraibano

Este 3º concerto oficial da temporada 2024 da OSJPB começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.

3º concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba tem estreia mundial de música de compositor paraibano

A estreia mundial da música “Devaneios de um Imigrante”, do compositor e baixista paraibano Diego Gonzo, é o destaque do concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, nesta quinta-feira, 13 de junho, com regência do maestro Luiz Carlos Durier.

Este 3º concerto oficial da temporada 2024 da OSJPB começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita, e participação dos músicos Ronaldo Nunes e Jamesson Batista como solistas.

No repertório constam também músicas de ópera. “Barcarolle”, da ópera Os Contos de Hoffmann, do compositor e violoncelista alemão Jacques Offenbach, vai abrir essa apresentação da orquestra jovem.

Na sequência vem o “Concertino para Trombone Baixo e Orquestra em Fá Maior”, do compositor alemão Ernst Sachse, com o trombonista Ronaldo Nunes.  “Acredito que será algo mágico, realmente uma experiência que vai além de palavras, algo que elevará muito minha passagem artística, pessoal e intelectual”, disse o músico.

Logo depois, será a vez da execução de “Devaneios de um Imigrante”, de Diego Gonzo, que já foi integrante da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e atualmente é professor de Harmonia, História da Música, Baixo Elétrico e Composição na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro.

Ele contou que a música “Devaneios de um Imigrante” é uma abertura baseada na história de um imigrante fictício que vive no Brasil desde criança.

“Ele vê os conflitos que seu país enfrenta nos noticiários e tenta lembrar de sua terra natal, porém, a única coisa que ele lembra são fragmentos de uma certa música, e ele não sabe se esta música realmente existe, ou é fruto de sua imaginação”, explicou.

O concerto segue com “Konzertstuck para Fagote e Orquestra, Op. 2”, do compositor sueco Franz Berwald, com o solista Jamesson Batista. “Será um grande prazer tocar o concerto de Berwald, pois explora toda extensão e timbre do fagote, trazendo a doçura e leveza da música desse período”, destacou.

Para encerrar a noite, a Orquestra Jovem vai executar “Cenas Boemias – Pequenos Fragmentos Sinfônicos” da ópera A Linda Jovem de Perth, do francês Georges Bizet, e “Callirhoë – Suíte de Orquestra, Op. 37 (Prelúdio, Pas des Écharpes – Sem lenço, Scherzetino e Pas des Cymbales – Sem pratos)”, de Cécile Chaminade, compositora e pianista francesa.

O maestro Luiz Carlos Durier destacou a estreia mundial da música Devaneios de Um Imigrante, do compositor Diego Gonzo. “A Orquestra Sinfônica Jovem tem sempre o privilégio de trazer e fazer estreias mundiais com grande sucesso. E a música do compositor é de excelente qualidade, de fácil assimilação e que vai emocionar toda a plateia”, completou.

“A nossa expectativa é divertir e agradar as pessoas que estarão presentes no concerto, que ainda terá a obra Cenas Boêmias, de Bizet, e uma música de uma compositora mulher, Cécile Chaminade, com a suíte de orquestras Callirhoë”.

Durier destacou ainda a participação de dois instrumentos solistas das vozes dos graves. “Ao fagote com Jamesson Batista e ao trombone baixo com Ronaldo Nunes. Essas duas obras também nunca foram tocadas em João Pessoa. Então, vamos ter grandes momentos de emoção”, comemorou o maestro.

Os solistas

Ronaldo Nunes – Iniciou seus estudos aos 12 anos em uma banda marcial na cidade de Santa Rita (PB), com o professor Diego Victor. Logo ingressou numa orquestra de alunos, com regência do maestro Sadraque Barreto e posteriormente integrou a banda de música Betânia, com orientação do maestro Izaias Oliveira.

Atualmente cursa Bacharelado em Trombone Baixo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integra a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Também atua na OSUF-Jovem (UFPB), Rubacão Jazz (UFPB) e em alguns grupos de câmara, como quartetos, trios e duos. Participou de alguns festivais e encontros, a exemplo da ATPB, ABT-BR e 2º Festival de Música do Sesc-PB.

Jamesson Batista

É natural do Recife (PE) e iniciou seus estudos musicais em 2013 no projeto Orquestra Criança Cidadã, projeto de inclusão social sediado na capital pernambucana. Participou de Masterclass com renomados fagotistas como: Giorgio Mandolesi (Orquestra de Paris), Fábio Cury (USP), Elione Medeiros (OPS), Felipe Destéfano (OSB) e Benjamin Coelho (UIOWA).

Como instrumentista, participou do programa “Prodigi – La Musica è Vita”, pela Unicef Itália, em Roma, e do Festival  Internacional Sesc de Música de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Atuou como solista em concertos da Orquestra Jovem Criança Cidadã, em 2016 e 2022, e com a Orquestra Sinfônica do Recife, em 2023. Como músico convidado, fez participações junto a Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Atualmente cursa bacharelado em Fagote pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é integrante da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e da Sinfonieta UFPE.

O regente

O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 26 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.

No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo desempenho profissional na OSPB.

Entrada

Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo.

Os programas dos concertos ficarão disponíveis na bio da página da OSPB no perfil do Instagram: @orquestra.ospb.

Os próximos concertos da Orquestra Sinfônica Jovem são nos dias 25 de julho, na abertura do Imagineland 2024, no Teatro Pedra do Reino, e no dia 22 de agosto, na sala de concertos do Espaço Cultural.

Já a Orquestra Sinfônica da Paraíba fará concertos no dia 20 de junho, na sala de concertos, e no dia 5 de agosto, na Praça do Povo.

 

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Fernanda Torres ganha Globo de Ouro de melhor atriz

2

Cultura

Mistura de ritmos marca abertura do Fest Verão Paraíba 2025 em Cabedelo

3

Cultura

É o Tchan fará show em João Pessoa neste início de 2025

4

Cultura

Bandas Capital do Sol, Brasas do Forró e Mel com Terra fazem shows em João Pessoa neste fim de semana

5

Cultura

Dia de Reis: Natanzinho Lima, Zé Vaqueiro e Seu Desejo se apresentam em festas abertas ao público na Paraíba