Luto

Ceramista Francisco Brennand morre aos 92 anos, no Recife

Artista estava internado há 10 dias no Real Hospital Português devido a uma infecção respiratória. Ele foi responsável pelos monumentos do Parque das Esculturas.

Ceramista Francisco Brennand morre aos 92 anos, no Recife

Conhecido por gigantescas esculturas, Brennand foi o responsável pelos monumentos do Parque das Esculturas — Foto:Reprodução

O artista plástico e ceramista Francisco Brennand morreu, nesta quinta-feira (19), aos 92 anos, no Recife, após complicações de uma infecção respiratória. Ele estava internado há dez dias no Real Hospital Português, na região central da capital pernambucana. O governador Paulo Câmara (PSB) decretou luto oficial de três dias.

Conhecido por gigantescas esculturas, Brennand foi o responsável pelos monumentos do Parque das Esculturas, um dos principais pontos turísticos do Recife. A principal obra no complexo é a Torre de Cristal, com 32 metros de altura e confeccionada em argila e bronze. Ela pode ser vista do Marco Zero.

Em nota, o governador exaltou o legado do artista. “Francisco Brennand foi um artista notável, um homem à frente do seu tempo, como mostra o reconhecimento que obteve, ao longo da sua trajetória, no Brasil e no exterior. Ele pertence a uma geração de artistas que elevaram Pernambuco ao topo”, disse.

O velório foi marcado para acontecer na Capela Imaculada Conceição, na Oficina Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea, na Zona Oeste da capital. O horário não foi divulgado.

Perfil

O ceramista, pintor, escultor, ilustrador, gravador e desenhista Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu no Recife em 11 de junho de 1927, filho de Ricardo Monteiro Brennand e Olímpia Padilha Nunes Coimbra.

Depois de seguir para o Rio de Janeiro em 1937, Brennand retornou a capital pernambucana em 1939, concluindo o curso ginasial em 1942. No mesmo ano, começou a trabalhar na Cerâmica São João, como aluno informal do escultor Abelardo da Hora, falecido em 2014.

No fim da década de 1940, Francisco Brennand ganhou o primeiro prêmio. O meio ambiente e o futuro da raça humana no planeta são algumas das preocupações que marcaram a vida e a arte dele, que sabia como dar formas aos sonhos.

Em 1943, para concluir o segundo ciclo colegial, foi estudar no Colégio Oswaldo Cruz, onde conheceu Déborah de Moura Vasconcelos, com quem se casaria cinco anos depois.

Com o talento revelado através de caricaturas de professores e colegas, Brennand foi convidado em 1945 pelo seu colega de classe Ariano Suassuna para ilustrar poemas publicados no Jornal Literário do colégio.

Na pintura, Brennand recebeu as primeiras orientações do pintor e restaurador Álvaro Amorim, um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Pernambuco. Também estudou pintura com Murilo LaGreca e, para sua primeira escultura, a cabeça da esposa, Deborah, foi a primeira inspiração.

Em novembro de 1971, o artista resolveu transformar as ruínas da Cerâmica São João da Várzea, fundada em 1917 pelo próprio pai. Nas ruínas, deu início a um projeto de esculturas de cerâmica que se multiplicaram nas áreas interna e externa do local.

No Porto do Recife, fica o Parque das Esculturas, construído em 2000. Um obelisco de 32 metros de altura se destaca na paisagem. É a “Torre de cristal”, inspirada em uma flor descoberta pelo paisagista Roberto Burle Marx. Ao todo, são 90 peças em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil e formando um dos cartões-postais do Recife.

Pelo conjunto e singularidade de suas obras, Francisco Brennand ganhou o Prêmio Gabriela Mistral, concedido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), um reconhecimento ao artista que transformou a vida simples do povo em um tesouro para a eternidade.

Francisco Brennand tinha admiração por Maria, a mãe de Jesus. Tanto que construiu uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Prefeitura de Solânea desembolsa R$ 300 mil em show de Roberta Miranda para Caminhos do Frio 2025; confira contratações

2

Cultura

Prata, no Cariri da Paraíba, sedia competição nacional de cabra leiteira em agosto

3

Cultura

Guarabira celebra 36º Romaria de Frei Damião com tríduo de missas, adoração e show de Celione David

4

Cultura

Cinema do Mangabeira Shopping tem sessões a R$ 10

5

Cultura

Após decisão do STJ, Ruy Gaspar comemora e diz que Hotel Tambaú voltará ao cenário da hotelaria internacional: “cartão-postal para o mundo”