Com mais de 10 anos de estrada e um trabalho autoral influenciado pela música nordestina em diálogo com a MPB, a banda Baluarte é a atração de maio do projeto Cambada. O show acontece na sexta-feira (19), às 21h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira (Espaço Cultural) e tem participação especial de Nívea Maria (flauta transversal). A apresentação marca o lançamento do novo videoclipe da banda, para a música “De Pensamento”.
“No repertório teremos canções do Pulsa, lançado em setembro de 2014, que flerta com o universo latino americano, demonstrando a aproximação rítmica e timbrística das suas diversas manifestações musicais com a cultura nordestina, em especial o tango e o forró. Além disso, não faltarão algumas canções do primeiro CD, o ‘Semaforizado’ (2009) que atualmente foram incorporadas aos shows a partir dessa nova estética proposta pelo trabalho mais recente”, adiantam os integrantes da banda. A formação atual conta com Adan Pessoa (bateria), Erick de Almeida (voz, violão e Cuatro venezolano), Pedro Paz (acordeom, flautas, voz), Thiago Bezerra (baixo, violão e voz).
Criada em setembro de 2006, a Baluarte tem como principais diretrizes a autogestão e a criação coletiva, onde a vivência musical e social de cada integrante alimenta o processo de concepção artística de sua obra.
Neste primeiro semestre de 2017, a banda está em processo de finalização de mais um disco, desta vez como grupo convidado, no álbum “Canções de Cena” do Coletivo de Teatro Alfenim, participando do processo de arranjo colaborativo e gravações em parceria com os músicos e atores do Alfenim.
Em maio, a Baluarte pretende lançar o seu terceiro clipe. A canção de trabalho é “De pensamento”, que integra o álbum Pulsa (2014). A música foi a escolhida por Arthur Chagas, produtor audiovisual e responsável pela idealização, captação, edição e finalização de imagem, e por Guilherme Honorato que assina mais uma vez a direção de arte de um trabalho do grupo. As imagens do clipe foram gravadas cidades de Areia, Alagoa Grande, Bananeiras, Guarabira, Campina Grande e João Pessoa, por onde o grupo passou durante sua primeira turnê na Paraíba.
Projeto Cambada – O projeto Cambada foi lançado em janeiro de 2016, com a ideia inicial de realizar uma temporada anualmente. Com o nome que faz referência ao coletivo de caranguejos, virou sucesso de público, e a frequência de shows passou a ser mensal. A proposta consiste em realizar uma série de shows onde artistas locais ou radicados na Paraíba se apresentam com repertório construído com músicas de compositores paraibanos. Além da qualidade das atrações, outro atrativo do projeto é o preço popular, uma forma de estimular o público a consumir e apreciar os artistas.
Com a ação, a Funesc pretende oferecer um panorama da produção local à população, ampliando dessa forma o acesso às mais variadas vertentes da música, onde cada artista apresenta, além de seu repertório autoral, músicas de conterrâneos. Os valores dos ingressos – R$ 5 (meia entrada) e R$ 10 (inteira) – são uma forma de estimular o público a conhecer e consumir a música produzida na Paraíba.