A tradição de comer peixes durante o período entre a Semana Santa e a Páscoa ainda se mantém firme, mesmo entre aqueles que não são muito ligados à tradição religiosa. Incluir peixes na alimentação é uma alternativa saudável, saborosa e em muitos casos, bastante econômica.
- Réveillon: receitas com vinho espumante
- Receitas Natalina: Enroladinho de tênder com chutney de abacaxi
- Receitas Natalina: Bacalhau à Gomes de Sá
O ClickPB selecionou para você algumas receitas para quem quer fazer bonito nos almoços da Semana Santa e Páscoa. São receitas para os mais diversos paladares e bolsos.
A primeira receita é para quem está com a grana curta. A base do prato é a sardinha, um peixe com um preço bastante em conta, principalmente na versão enlatada, e extremamente nutritivo. Essa receita sozinha já é uma refeição completa, podendo ser acompanhada apenas por uma salada.
1- Arroz de forno com sardinha
- 1 lata pequena de sardinhas em azeite
- 3 xícaras de arroz
- 250 g de mussarela
- 4 ovos cozidos
- Queijo parmesão ralado
- 8 tomates
- 1 cebola ralada
- 1 colher de sobremesa rasa de extrato de tomate
- 1 xícara de cenoura cortada em pedacinhos cozida em água e sal
- 50 azeitonas pretas
- 1 dente de alho
- Sal a gosto
- Manteiga necessária
- Farinha de rosca
- Salsa e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Prepare o arroz normalmente. Retire do fogo, junte 1 colher de sopa bem cheia de manteiga, a cenoura e 4 colheres de sopa de queijo ralado, misture e reserve. Limpe as sardinhas, abrindo-as ao meio no sentido do comprimento e retire as espinhas. Reserve metade inteira e o restante pique em pedacinhos. Leve ao fogo 2 colheres de sopa de manteiga, o alho socado e a cebola ralada para dourar. Junte os tomates picadinhos sem pele e sementes e o extrato de tomate (acrescente 1 colher de açúcar para tirar acidez). Refogue. Adicione as sardinhas em pedacinhos, sal, pimenta a gosto e água fervente. Deixe engrossar e junte a salsa. Arrume em um pirex untado com manteiga e polvilhado com farinha de rosca a metade do arroz e, sobre este, espalhe a metade da mussarela em fatias finas ou em tirinhas e a metade dos pedacinhos de sardinha reservados. Coloque por cima algumas fatias de ovos e regue com a metade do molho. Polvilhe com 2 colheres de sopa de queijo ralado e arrume o restante do arroz. Repita tudo. Termine a arrumação do prato com o molho, polvilhe com bastante queijo e um pouco de farinha de rosca. Enfeite com as azeitonas inteiras, sem caroços. Leve ao fogo quente por uns 10 minutos, sirva em seguida no mesmo pirex.
Outra opção para quem não está podendo gastar muito é o filé de merluza. Ele pode ser encontrado em qualquer supermercado nas versões fresca e congelada.
2- Filé de Merluza Frito
- 400 gr. de merluza (4 filés)
- 1 unidade de limão
- 1 colher (café) de sal
- 1 colher (sopa) de coentro
- 1 colher (café) de pimenta-do-reino preta
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 unidade de ovo
- 1 xícara (chá) de fubá
- Óleo de soja a gosto
Modo de preparo:
Tempere o filé de merluza com limão, sal, pimenta e coentro. Deixe descansar neste tempero por uns 30 minutos. Prepare 3 travessas com farinha, ovo batido e fubá. Passe os filés de merluza na farinha, depois no ovo e por último no fubá. Coloque para fritar em óleo quente até dourar e ficar sequinho.
3- Tilápia ao Creme de Brócolis
- 400g de Filé de Tilápia Copacol
- sal e pimenta a gosto
- 100g de amido de milho
- azeite de oliva extra virgem
- cebolinha a gosto
- 250g de bacon fatiado
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- 300g de Brócolis Congelado Copacol
- 500ml de creme de leite fresco (pode ser substituído por UHT)
- sal e pimenta a gosto
- 1 limão-siciliano
Modo de preparo:
Seque os filés de tilápia com papel toalha e tempere com sal e pimenta. Passe os filés no amido de milho, cobrindo-os por completo. Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione os filés, deixando grelhar por 5 minutos sem mexer. Com o auxílio de uma espátula, vire os filés cuidadosamente e deixe grelhar o outro lado por mais 4 minutos. Retire os filés da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, refogue o bacon até ficar crocante e soltar a gordura. Acrescente a cebola e deixe fritar. Depois, adicione o alho e deixe fritar. Acrescente o brócolis e deixe refogar por 3 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente o creme de leite fresco e misture bem. Prove e acerte o sal e a pimenta. Cozinhe por mais um instante e mexa tudo. Adicione os filés de tilápia grelhados por cima do molho. Desligue o fogo. Sirva imediatamente e esprema gotas de limão por cima.
4- Peixe ao leite de coco
- 800 g de tilápia em posta
- 300 g de tomate em rodelas
- 300 g de pimentões coloridos em rodelas
- 300 g de cebola em rodelas
- Especiarias a gosto (cúrcuma e páprica doce)
- Coentro fresco picado a gosto
- 1 litro de leite de coco
- 15ml de azeite de dendê
- Sal e pimenta-do-reino
Modo de Preparo:
Tempere as postas de tilápia com sal, pimenta-do-reino, cúrcuma e páprica. Reserve. Despeje um fio de azeite em uma panela de barro. Monte camadas de ingredientes na seguinte ordem: rodelas de cebola, tomates, pimentões e as postas. Repita as camadas na mesma ordem. Coloque o azeite de dendê e o leite de coco. Acrescente sal e pimenta-do-reino. Cozinhe com a panela tampada até o peixe ficar bem macio. Finalize com coentro e sirva com arroz branco.
Para quem não gosta muito de peixe uma opção é optar pelo camarão.
4- Arroz cremoso com camarão
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 380g de Camarão Descascado e Cozido Copacol
- 3 dentes de alho picado
- 1 cebola pequena picada
- 150g de presunto cozido em cubos pequenos
- 300g de Ervilha Congelada Copacol
- 3 xícaras de arroz branco cozido
- ½ xícara de água
- 400g de requeijão cremoso
- sal e pimenta a gosto
- 1 colher de sopa de salsinha e cebolinha verde
- 2 xícaras de queijo mussarela ralado grosso
- 50g de parmesão ralado
- 140g de batata palha
- salsinha e cebolinha a gosto
Modo de preparo:
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola até dourar. Após, adicione o alho e siga refogando. Agora, coloque o camarão, fritando tudo por 2 minutos. Tempere com sal e pimenta, adicione o suco de limão e mexa bem. Reserve uma porção dos camarões para decorar ao final. Com a panela ainda no fogo, adicione o presunto cozido e a ervilha. Mexa tudo e deixe fritar por mais alguns minutos. Adicione o arroz e refogue por cerca de 2 minutos. Acrescente o requeijão, a água e a salsinha e cebolinha, misturando bem. Tempere com sal e pimenta. Prove e ajuste o sal, se necessário. Desligue o fogo e reserve. Pré-aqueça o forno a 200 °C. Coloque a mistura em um refratário e cubra com o queijo mussarela ralado e o parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar por até 10 minutos ou até o queijo ficar dourado. Retire o refratário do forno, adicione a batata palha nas bordas, deixando o centro limpo. Adicione no centro os camarões reservados anteriormente. Tempere com salsinha e cebolinha verde a gosto.
Para quem está com o bolso mais folgado e não abre mão do bacalhau, a bacalhoada é uma excelente opção
5- Bacalhoada
- 800g de Posta de Bacalhau Dessalgado Copacol
- 4 ovos cozidos e cortados em rodelas
- ½ cebola em rodelas médias
- ½ pimentão vermelho em rodelas
- ½ pimentão amarelo em rodelas
- ½ pimentão verde em rodelas
- 2 tomates em rodelas
- 800g de batatas inglesas
- sal e pimenta a gosto
- 1 xícara de azeite de oliva extra virgem
- 2 colheres de salsinha e cebolinha
- água
Modo de preparo:
Coloque o bacalhau previamente descongelado em uma panela média, cubra com água e cozinhe em fogo médio por 15 minutos. O bacalhau estará pronto quando as lascas se separarem facilmente. Desligue o fogo e escorra a água. Com o bacalhau ainda morno, retire a espinha e as peles. Reserve. Pré-aqueça o forno a 200 °C e unte o forno com azeite. Disponha as batatas no fundo da assadeira e tempere-as com sal e pimenta a gosto e regue com um fio de azeite. Disponha as postas de bacalhau sobre as batatas. Adicione as cebolas, os tomates, os pimentões e as rodelas de ovos ao redor do bacalhau. Tempere tudo com sal e pimenta e regue abundantemente com azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 200 °C por 30 minutos. Após, retire o papel alumínio e retorne a assadeira ao forno por mais 10 minutos para dourar. Finalize com azeitonas e cheiro verde picado.