Uma cachaça com toque de maconha será lançada em João Pessoa durante o evento ‘Brasil Cachaças’, de 23 a 26 de outubro, no Espaço Cultural José Lins do Rego. Os organizadores dizem que a Cachaça Hemp, vendida ao preço sugerido de R$ 100, está registrada no Ministério da Agricultura e alinhada com a legislação brasileira.
A Cachaça Hemp tem origem no município de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro e tem sabor de ervas com 42% de graduação alcoólica. A garrafa tem 500ml da bebida ao preço de R$ 100.
No Brasil, o projeto da Cachaça Hemp foi iniciado há 14 meses com investimento, pesquisa e experiência pelo Alambique Leley, em Campos dos Goytacazes. A organização diz que a bebida é resultante de uma mistura inédita da tradicional aguardente com a Cannabis.
A Cachaça Hemp não contém CDB ou THC, substâncias responsáveis pelos efeitos alucinógenos da planta, mas traz uma referência olfativa e sensorial com terpênicos idênticos ao natural da Cannabis. A marca diz que a bebida já foi lançada com sucesso em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná, e chega agora ao Nordeste.
A cachaça com toque de maconha é um produto da Cachaça Social Club, Casa da Cultura da Cachaça no Rio de Janeiro, liderada pelo empresário Carlos Lyra. Ele tem mais de 40 anos de experiência no setor e destaca que a Cachaça Hemp une a tradição da cachaça com a inovação proporcionada pelo aroma natural da Cannabis.
“Escolhemos o Brasil Cachaças para o lançamento por ser um dos maiores eventos do setor, além da Paraíba ser o segundo maior produtor de cachaça de alambique do Brasil”, explica Lyra.
O empresário destaca que a Cachaça Hemp tem potencial para abrir debates sobre o uso responsável e benefícios da Cannabis em novos segmentos, como o de bebidas.
Cannabis no segmento de bebidas
A organização da Cachaça Hemp lembra que, há pouco mais de dez anos, surgiram no Brasil estudos com o óleo de Cannabis Medicinal, substância extraída da planta da maconha, utilizada como medicamento sem efeitos psicotrópicos. A partir dessas pesquisas, novos estudos foram realizados para empregar a substância em outros segmentos, como o de bebidas. Internacionalmente, a maioria das bebidas alcoólicas com infusão de cannabis vem de lugares como Califórnia (EUA), Israel, Canadá e Uruguai.