Cotidiano

Vencedor da 1ª Olimpíada de Matemática diz que o segredo é dar o melho

Segundo Paulo, que ganhou a medalha de ouro das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o segredo está em não querer só ganhar, mas, sim, dar o melhor de

Foi usando raciocínio, dedicação e quebrando a cabeça que o estudante com múltiplas deficiências, Paulo dos Santos, 17 anos, aluno da 7° série da Escola Classe 405 Sul, em Brasília, venceu, em 2005, a 1° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições para a 2ª Obmep podem ser feitas até 2 de junho, e a primeira etapa da competição começará em 29 de agosto.

Segundo Paulo, que ganhou a medalha de ouro das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o segredo está em não querer só ganhar, mas, sim, dar o melhor de si. “Quando pensamos só em ganhar, esquecemos o objetivo de dar o melhor. Assim, acabamos não ganhando por causa da preocupação. Ficando tranqüilos, podemos dar o melhor de nós mesmos”, diz o aluno.

O estudante, que tem artrite reumatóide – que gera deficiência física, visual e auditiva, superou todas as expectativas. Venceu os 10,5 milhões de estudantes que participaram da competição, que envolveu 31.028 escolas da rede pública. Embora tenha passado a gostar mais de matemática depois da olimpíada, seus planos são estudar programação de computadores ou teologia, temas que acha interessantes.

Inscrições – Iniciativa do MEC com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a competição terá duas etapas, com uma prova em cada: a primeira no dia 29 de agosto e a segunda em 18 de novembro. O objetivo é estimular o estudo da matemática por meio da resolução de problemas que despertem interesse e curiosidade de professores e estudantes. Podem participar os alunos das escolas públicas municipais, estaduais e federais. A inscrição é individual e feita pelas escolas. Haverá provas em três níveis de ensino: I, para 5ª e 6ª série; II, para 7ª e 8ª; e III, para ensino médio.

Segundo a diretora do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Lúcia Lodi, a expectativa é a melhor possível, uma vez que os resultados foram ótimos no ano passado. Em 2005, participaram mais de dez milhões de alunos de 31.030 escolas, de 5.197 municípios brasileiros. “A olimpíada de matemática é importante para estimular os alunos numa das disciplinas em que há mais dificuldades”, afirma a diretora.

As escolas interessadas devem acessar a página eletrônica da Obmep. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 0800-616161 e (21) 2529-5084.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Preço da gasolina comum é encontrado por até R$ 6,20 em João Pessoa

2

Cotidiano

Tribunal de Justiça começa a julgar pedido para abertura de CPI do Hospital Padre Zé na Assembleia Legislativa

3

Cotidiano

Prepare o bolso: preços da gasolina e diesel vão subir a partir de 1º de fevereiro

4

Cotidiano

Horácio Melo toma posse como novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba

5

Cotidiano

VÍDEO: cantora da Paraíba impressiona e viraliza ao interpretar música enquanto jantava com a família em restaurante