Prometida para agosto de 2006, a Universidade Federal Paulista (Unifesp), campus de Guarulhos, só começará a funcionar de fato, com vestibulares, no início de 2007. Em agosto, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Unifesp, só haverá aulas de aperfeiçoamento e reforço, dirigidas a professores da rede pública municipal da cidade. A razão do adiamento, de acordo com a assessoria, é que os professores ainda estão sendo contratados em concurso público e precisam ser treinados, o que inviabilizaria o início das aulas em agosto.
A prefeitura de Guarulhos vai entregar as obras do prédio principal até o fim do próximo mês. O anfiteatro, por sua vez, deve ser entregue em setembro. A situação é a mesma em outra unidade da Unifesp, em Diadema, na região do Grande ABC, que também está sendo adaptada e só deve receber os alunos a partir de fevereiro de 2007. A Unifesp já tem campus na capital e em Santos.
A mudança decepcionou muitos futuros alunos, que esperavam prestar ainda este ano os vestibulares para os cursos da Unifesp Guarulhos em História, Ciências Sociais, Filosofia e Pedagogia. O funcionário público Elson de Souza Moura, que vai prestar para Filosofia, chegou a organizar um grupo de sete amigos, que se preparou para os vestibulares. “Eu estava no dia em que o presidente Lula garantiu que as aulas começariam em agosto. Não tem muito o que fazer, mas lamentamos que seja assim”, afirmou.
Na unidade de Guarulhos serão oferecidas 400 vagas. Para o futuro, está prevista a inclusão de cursos ligados à indústria aeronáutica, pois a cidade abriga o maior e mais importante aeroporto do País. A Unifesp Guarulhos será instalada em uma área de quase 12 mil metros quadrados, doada pela Prefeitura, no Bairro dos Pimentas. Neste ano, devem ser gastos R$ 2 milhões, do Plano de Expansão Universitária do Ministério da Educação, em obras. [O Estado de S. Paulo]
Unifesp Guarulhos só em 2007
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano