O lançamento em João Pessoa (PB) da terceira edição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV acontece nesta sexta-feira (16) às 20h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Da solenidade de abertura participam o reitor da UFPB, Rômulo Soares Polari; secretária municipal de audiovisual, Ana Bárbara; diretor do Polomultimídia da UFPB, José David Fernandes; presidente da Associação Brasileira de Documentaristas/PB, Carlos Dowling; gestor local do DOCTV, professor João de Lima; e um representante do Banco do Nordeste do Brasil. Será exibido o documentário “Manoel Monteiro em Vídeo, Verso e Prosa”, dirigido pelo cineasta campinense, Rodrigo Lima Nunes, vencedor do concurso da terceira edição do DOCTV na Paraíba. O filme foi desenvolvido com base na história de vida do cordelista Manoel Monteiro, divulgador do novo cordel, movimento social voltado à formação e educação de alunos da rede pública de ensino nos municípios e estado.
O documentário Manoel Monteiro – em Vídeo, Verso e Prosa” está programado para ser apresentado, em circuito nacional, no dia 22 julho. Em João Pessoa será exibido pela TV UFPB, canal 22 da Big TV.
Na cidade de Campina Grande o DOCTV foi lançado segunda-feira (12), no auditório do Sesc central, com a participação de 400 pessoas.
A Paraíba começou a participar do Programa DOCTV a partir da 2ª Edição (2005), quando o vencedor do concurso foi o documentário “Péricles Leal: criador esquecido”, dirigido pelo cineasta João de Lima.
O DOCT TV é um programa de fomento à produção cinematográfica em 27 estados do Brasil. Na Paraíba é patrocinado pelo Ministério da Cultura, TV Cultura e TVUFPB. Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta / TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais – ABEPEC, tem apoio da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD. Os principais objetivos são a regionalização da produção de documentários, a articulação de um circuito nacional de teledifusão e a criação de ambientes de mercado para o documentário brasileiro.
Fonte: Assessoria UFPB