A Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu está finalizando os preparativos para a terceira edição do road show, uma caravana de divulgação do Destino Iguassu, que está percorrendo algumas regiões e cidades do país.
Desta vez o grupo que é formado por representantes de hotéis, agências de viagens e de receptivos, além de alguns atrativos da cidade e de membros da Secretaria de Turismo, vai percorrer quatro cidades do interior de São Paulo, um atraente mercado pelas facilidades de acesso por via terrestre ou aérea e elevado poder aquisitivo de suas populações. Serão expostas as opções de turismo e serviços nas cidades de Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, entre os dias 24 e 27 deste mês.
Antes da metade do ano a secretaria pretende realizar outras viagens, desta vez para o público que mora fora do país. De 14 a 19 de maio, o alvo serão os operadores da Argentina, nas cidades de Paraná, Santa Fé, Rosário, Córdoba e, de 25 a 30 de junho, nas cidades chilenas de Corrientes, Resistência, Tucumã e Salta.
Iniciativa aprovada – A iniciativa da secretaria em divulgar de forma exclusiva o Destino Iguassu está agradando o trade. “Essa ação é muito importante e o Nordeste é um dos principais portões de entrada do público internacional e a divulgação de Foz servirá para os operadores locais venderem melhor o destino para esse público”, afirmou o representante da empresa Naipi Travel, Johnny Ramires, que viajou com o grupo.
O responsável pelo setor de promoção da operadora curitibana New Line Tour Operation, Alexandre Taborda, lembrou que a viagem serviu para fixar a marca da cidade e das empresas participantes. “Acho indispensável que esse trabalho tenha continuidade”. “Além de estreitar laços com os clientes que já fazem parte da minha carteira, ainda abro novas perspectivas de negócios”, completou o represetnante da Interoeste Turismo, Licério Santos.
A necessidade de se fazer visitar regulares aos emissores mais importantes foi um ponto pacífico entre os participantes do Road Show. Todos consideraram fundamental essa regularidade no encontro com os agentes. “É mais produtivo que feiras e se tiver continuidade os resultados vão surpreender”, declarou a representante do hotel Dom Pedro I, Josiane Vicente. “Segundo os clientes ficamos sem divulgação específica no Nordeste durante 15 anos e por isso não podemos mais nos ausentar”, emendou Raul Espínola, da Iguassu Service.
Para o gerente comercial do Falls Galli Hotel, Erodilso Martello, há que se ter uma expectativa real destes contatos. “É um trabalho de divulgação, abertura e consolidação de um mercado muito importante”.
Desconhecido – Para boa parte dos operadores nordestinos, Foz do Iguaçu era apenas o endereço das Cataratas e Itaipu. “As pessoas não conhecem Foz e seus novos atrativos. Tem gente que chega ao absurdo de nem saber onde fica a cidade”, relatou a gerente comercial do Turrance Hotel, Silvia Medina. Para ela esse estreitamento de laços é um trabalho não só comercial como institucional e a qualidade dos visitantes dos workshops agradou a profissional.
Outro destaque feito pelos operadores iguaçuenses foi quanto ao roteiro escolhido pela Secretaria de Turismo. Foram visitadas cinco capitais nordestinas: Maceió (durante a BNTM), Recife, João Pessoa, Natal e Salvador. “A escolha dos destinos foi muito acertada e inclusive fechamos negócios, o que não é tão comum num evento como esses”, explicou o representante do Hotel Rafain, Augusto César Stein.
O resultado foi muito bom. Há 15 anos o público do Nordeste disse que não havia uma ação mais contundente de divulgação de Foz. “Agora Foz se mostrou e, principalmente, divulgou a novidade que é o ecoturismo”, afirmou Raul.
Mesmo caminho – A iniciativa de Foz chamou a atenção de autoridades ligadas ao turismo em alguns estados do Nordeste, que afirmaram que vão copiar a forma de divulgação. Um exemplo foi o presidente da Abav da Paraíba, Luiz Félix de Lucena. Lula, como é conhecido disse que “essa ação dá resultado em menos tempo e otimiza o trabalho dos agentes”. “Nos próximos meses vamos formar uma caravana para divulgar nossos melhores destinos também”.
O presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, também elogiou o road show pelo Nordeste. Para ele, trata-se de “uma das melhores alternativas de divulgação de um destino turístico”.
Vôos charters ligando Iguassu e Nordeste devem ser a grande conquista do turismo
O Nordeste é um dos principais portões de entrada de turistas estrangeiros no Brasil. As belas praias, com sol no ano inteiro atraem visitantes de todas as partes do mundo. Único destino que ganha do Nordeste na recepção de turistas de outros países é o Rio de Janeiro.
Do Rio ou do Nordeste o turistas partem para outros endereços dentro do país, mas as facilidades ou entraves de deslocamento influenciam diretamente na escolha dos outros pontos que os turistas visitam no território brasileiro.
Neste quesito, Foz perde para a maioria dos outros destinos. A malha aeroviária não nos favorece. Chegar à cidade via aérea pode ser uma aventura que muitos visitantes preferem não vivenciar. As passagens são caras, os vôos cheios de conexões ou escalas e o tempo de espera entre uma aterrissagem e decolagem pode comprometer a agenda de férias dos interessados. Sem contar com os constantes atrasos das aeronaves, que também irrita passageiros de qualquer nacionalidade.
Uma saída para que o Destino Iguassu possa aproveitar o grande fluxo de estrangeiros que chegam ao país via Nordeste – quer seja em vôos regulares ou fretados – é a implantação de vôos charters regulares ligando as duas regiões.
“Vejo essa alternativa com bons olhos, os dois destinos não são concorrentes, aqui atuamos no seguimento sol e mar e vocês com natureza e ecoaventura”, afirmou Alan Aguiar, presidente do CTI/NE (Comissão de Turismo Integrado do Nordeste) que reúne representantes da área de todos os estados daquela região para divulgação e promoção conjunta dos atrativos.
O superintendente de Promoção Cultural, da Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia, José Albuquerque, afirmou que a alternativa vai melhorar o fluxo nas duas regiões. “A união vai dar mais força para a divulgação dos destinos e todos ganham”.
Fonte: abn
Turismo prepara novo road show para divulgar Destino Iguassu
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano