A Região de Turismo da Costa Azul, mais concretamente a cidade de Setúbal, recebe no próximo sábado, dia 25 de Março, a Academia Aberta de Turismo. Projecto pioneiro em Portugal, a Academia Aberta visa debater em profundidade as forças e as fraquezas do turismo nacional, assim como as oportunidades e ameaças nas várias regiões de turismo do país. O evento terá como um dos pontos altos a presença do administrador da Sonae Turismo, Henrique Montelobo, que participará na Academia, apresentando o projecto para a Península de Tróia, o “Tróia Resort”.
A Sonae Turismo prepara-se para reconverter a Península de Tróia, uma região que apresenta grande potencial para o sector do turismo. Em projecto está a construção de um hotel, dois aldeamentos turísticos, um centro de conferências, uma marina, um centro equestre, um centro desportivo e um parque de recreio aquático. Um investimento que ascenderá a 350 milhões de euros e que inclui ainda a realização de obras de recuperação do património arqueológico das ruínas romanas existentes em Tróia.
Relativamente à Costa Azul, o trabalho de investigação realizado no âmbito da Academia Aberta identifica como principais produtos turísticos da Região as praias, a natureza – como o Parque Natural da Arrábida ou a Reserva do Estuário do Sado –, os quatro campos de golfe e o património cultural como o Castelo de Palmela e o Convento dos Capuchos. A região possui um total de 7500 camas turísticas, sendo que Espanha é o principal mercado emissor estrangeiro e os turistas nacionais os principais responsáveis pelo número de dormidas (55 por cento).
Fonte: Opção turismo