Mais de 54 mil usuários do transporte coletivo dos municípios de Bayeux, Santa Rita, Conde, Cabedelo e João Pessoa estão sendo beneficiados pelo Sistema de Integração Temporal das Linhas Intermunicipais da Associação Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), mais conhecida como Integração Metropolitana.
A iniciativa garante ao passageiro o desconto de 50% no valor da segunda viagem. Segundo o diretor institucional da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC), Mário Tourinho. a grande maioria dos usuários do benefício é formada por trabalhadores dos municípios vizinhos a João Pessoa que não tinham condições financeiras de arcar com o custo do deslocamento.
“Muitas pessoas deixavam, principalmente, de trabalhar em João Pessoa porque o custo de quatro passagens diárias pesava muito no orçamento e com a integração metropolitana isso mudou”, ressaltou Mário.
A confirmação do sucesso da implantação do sistema está nos dados estatísticos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontam para o crescimento de postos de trabalhos em João Pessoa. Apesar de a Paraíba, em 2012, apresentar uma queda de 7,8% na geração de empregos em relação a 2011, os municípios de João Pessoa e Campina Grande fugiram à regra e apresentaram desempenhos positivos. “As duas cidades sediam setores importantes da economia como indústria, comércio e construção civil. Por isso devemos levar em consideração que elas atraem trabalhadores de todas as cidades vizinhas e precisam oferecer as melhores condições de transporte também”, justifica o diretor institucional da AETC. Para ter acesso aos benefícios da Integração Metropolitana, implantada em 2009 pela AETC-JP, o usuário precisa ter o cartão ‘Integra Bem’, que pode ser adquirido gratuitamente no posto da AMTU, localizado no Terminal Rodoviário da capital paraibana. O usuário do transporte coletivo possui o tempo normal de sua viagem da cidade onde reside ou trabalha até o seu destino, mais 30 minutos. Ou seja, após desembarcar do ônibus, o passageiro terá meia hora para trocar de linha sem pagar pela segunda passagem. Atualmente, mais de 25 mil integrações/dia e 600 mil/mês, incluídos os passageiros da região metropolitana de João Pessoa, são realizadas no sistema de transporte coletivo de João Pessoa, em vários pontos da cidade.