Shows

Seminário e shows musicais movimentam o Alto do Mateus

Artistas, agentes culturais e moradores do bairro Alto do Mateus terão, mais uma vez, a oportunidade de debater temas relacionados à cultura e o seu desenvolvim

Artistas, agentes culturais e moradores do bairro Alto do Mateus terão, mais uma vez, a oportunidade de debater temas relacionados à cultura e o seu desenvolvimento, no II Seminário Artístico Cultural do Alto do Mateus (Sacam), que acontece nestas quinta e sexta-feira (18 e 19). A abertura acontecerá às 18h, no Centro da Juventude Tony Cássio Estrela, localizado naquele bairro.

O evento, promovido pelo Coletivo Artístico Cultural do Alto do Mateus, em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através do Centro da Juventude, contará com diversas atrações culturais locais, além do seminário O artista como ponte: cultura-comunidade, que acontece na sexta-feira (19), das 8h às 15h, no auditório do Centro da Juventude, ministrado pelo artista plástico Diógenes Chaves e o teatrólogo Duílio Cunha.

Programação – Teatro, pirofagia, capoeira, feira de artesanato e shows musicais são algumas das atrações que compõem a programação cultural do II Sacam, que acontece no ginásio do Centro da Juventude. Na primeira noite se apresentam a banda Harmonic, em seguida vem a MPB na voz e violão de Carlos Antony, depois a banda de punk rock feminina Felonia e o pop rock com uma pitada regional da banda Clã Destinos.

A segunda noite do evento contará a presença das bandas Carbono 14 fazendo um trabalho na linha rock blues com influência das bandas dos anos 60 e 70; o estilo punk rock da banda Sob Aviso; o rap nacional da Attittude Urbana com influencia do gênero black; o rock da banda The Funnys e encerrando o evento, o rock pop da banda Sweet Peppers.

Sacam – O II Sacam é uma nova etapa do primeiro seminário, ocorrido em janeiro do ano passado, com palestras e discussões em grupos temáticos contando com a participação de diversos artistas e grupos locais, moradores do bairro, representantes do Centro da Juventude e da Funjope, além de professores e alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), discutindo e apontando possíveis estratégias para o fortalecimento cultural daquela comunidade.

Na oportunidade, a professora doutora Regina Behae apresenta o tema A arte/cultura como instrumento de transformação social com um número bastante significativo de participantes, fomentando desta forma, o desenvolvimento artístico-cultural dos moradores daquela área, assim como, fortalecendo o intercâmbio cultural de pessoas de diferentes bairros da cidade.

O Coletivo Artístico Cultural do Alto do Mateus (Cacam) é um grupo formado após o primeiro Sacam, formado por artistas e moradores do bairro, que passou pelo seu primeiro ano de vida, trocando e adquirindo experiências com os mais diversos movimentos e entidades da cidade, do estado e do país, a exemplo da participação em encontros com o Fórum Social Brasileiro, ocorrido no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no ano passado.

Para Matheus, membro do Cacam, este ano, o evento tenta ampliar os horizontes, na busca de uma visão mais universal sobre a cultura. "Além de tentar compreender o artista como ponte entre a cultura e a comunidade no sentido histórico-social, o nosso coletivo também percebeu o valor da universalidade da cultura e das artes, e espera de dar um grande salto para a valorização dos artistas das comunidades do nosso bairro como também servir de fermento para outras experiências em outras localidades de nossa cidade". 

Assessoria/Funjope

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Coletivo protesta contra aumento da passagem de ônibus em João Pessoa, com ações na Lagoa e UFPB

2

Cotidiano

INSS volta a exigir a prova de vida em 2025; entenda como funciona

3

Cotidiano

Filtros do Instagram acabam amanhã: saiba como salvar seus efeitos

4

Cotidiano

FOTOS e VÍDEOS: João Pessoa tem trânsito lento e ‘dia de caos’ em trecho da BR-230

5

Cotidiano

Acidente deixa trânsito lento na BR-230, na Grande João Pessoa