Salão Municipal de Artes Plásticas

Samup expõe trabalho de 26 artistas a partir desta quinta-feira

A exposição coletiva será aberta às 17h desta quinta-feira (7), no Casarão 34, ficando em cartaz até o último dia do ano. A mostra encerra a programação das ati

Gravuras, desenhos, fotografias, pinturas e esculturas estarão presentes na exposição Obras Premiadas, que reúne 38 trabalhos de 26 artistas plásticos de vários estados do Brasil, premiados pelo Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap). 

A exposição coletiva será aberta às 17h desta quinta-feira (7), no Casarão 34, ficando em cartaz até o último dia do ano. A mostra encerra a programação das atividades de 2006 da Divisão de Artes Plásticas da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

A exposição é uma homenagem aos artistas, jurados, imprensa, parceiros e funcionários, que contribuíram com a história desse evento e objetiva mostrar ao público, pela primeira vez, o resultado das várias edições do Samap nos últimos 20 anos, propondo, desta forma, uma avaliação desse tipo de evento competitivo.

As obras que compõem a exposição, foram selecionadas por um grupo de estagiários do curso de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), num convênio coma Secretaria de Turismo (Setur) e Funjope, através do Casarão 34, proporcionando aos alunos continuar sua aprendizagem em um centro cultural e, ao mesmo tempo, oferecer informações aos turistas que circulam pelo Centro Histórico, especialmente no Casarão 34 e na Casa da Pólvora. 

Autores premiados

Participam da exposição os artistas Antonio Melo Coutinho, Bruno Xavier, Clair Bizzo, Cristina Câmara, Dyógenes Chaves, Fábio Brandão, Fernando Duarte, Fernando Guimarães, Flávio Abuhab, Jocatos, José Altino, José Coviello, José Rufino, Josildo Dias, Kleber José, Madriano Basílio, Maria Helena Magalhães, Martinho Patrício, Maurise Quaresma, Nina Mattos, Otavio Maia, Renato Valle, Rodolfo Athayde, Sebastião Sousa, Silvia Pântano e Walton Hoffman.

O Salão Municipal de Artes Plásticas é um evento que existe desde 1840, quando era realizado pela Academia Imperial de Belas Artes e é, ainda, uma das formas mais utilizadas para a discussão e apresentação da nova produção de artes plásticas de uma região.

Ao longo desses anos, o Samap formou um importante acervo, principalmente de pintura, o que revela a tendência da arte paraibana nos anos 80 e 90, com a participação de importantes críticos de arte, artistas e curadores, que emprestaram seus talentos e deram sua contribuição ao salão, a exemplo de Mark Berkovitz, Raul Córdula, Hermano José, Chico Liberato, Heitor Reis, Gabriel Bechara, Denise Mattar, Eudes Rocha Júnior, Sebastião Pedrosa, Alice Vinagre, Paulo Klein, Georges Racz, Rosilda Sá, Régis Cavalcanti, Fred Svendsen, Carlos Aranha, Roberto Miggoto e Marcelo Santos. 

Novo Samap

A nova edição do Samap já está em processo de preparação, devendo acontecer no inicio de 2007, possivelmente com um novo formato de apresentação, a exemplo de outros salões de artes do Brasil, que já anunciaram mudanças para as próximas edições, a exemplo das premiações, que evoluíram em alguns casos, passando a distribuir prêmios, em forma de bolsas de trabalho, garantindo, desta maneira, um investimento acompanhado e permanente por parte das instituições.

Fonte: SECOM JP

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Trânsito é alterado no Parque das Três Ruas devido aos Jogos da Juventude

2

Cotidiano

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Proclamação da República na Paraíba

3

Cotidiano

Sancionado título de cidadão paraibano ao ministro José Afrânio Vilela, do STJ

4

Cotidiano

Ministério Público pede retirada de 33 estabelecimentos irregulares de áreas de restinga em Cabedelo

5

Cotidiano

Estiagem: prefeito de Campina Grande prepara renovação de decreto de emergência