Populares do município de Pirpirituba, no Brejo paraibano, voltaram a fechar um trecho da PB-073 e da PB-085 devido a uma obra na rodovia. Segundo os manifestantes, o protesto ocorre devido a atrasos na obra da PB-085 que liga Pirpirituba, no Brejo, a Pedro Régis, no Vale do Mamanguape. A estadual tem cerca de 20 quilômetros, porém parte deles estão sem asfalto segundo manifestantes.
O protesto iniciou nas primeiras horas da manhã de hoje (31) e não há previsão de término. Os populares pedem um posicionamento do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da empresa responsável. As máquinas para o recapeamento teriam começado a chegar ontem (30) na rodovia, segundo os moradores.
Outros protestos
A reportagem apurou que este não é o primeiro protesto relacionado à obra. No último dia 18 outra ação foi realizada devido ao mesmo motivo. Os moradores apontam para problemas com os veículos além de acidentes com vítimas.
À época, o DER informou que as obras seriam retomadas imediatamento e que estão sob responsabilidade da empresa Cosampa Projetos e Construções LTDA, terceira colocada no processo licitatório.
“A mudança ocorreu após a empresa vencedora, que havia paralisado os serviços, ter o contrato rescindido e ser penalizada conforme a legislação vigente. A segunda colocada no certame declinou da execução da obra, o que permitiu à Cosampa, conforme previsto em lei, assumir o projeto”, explicou o órgão como trouxe o ClickPB.
À época, o DER também lamentou os transtornos.
O investimento da obra, anunciada em fevereiro pelo Governo do Estado, é de R$ 12,7 milhões.