Cerca de 140 profissionais de turismo vão aprender, hoje, como socorrer uma vítima de ataque cardíaco, num curso de reanimação cardio-respiratória, integrado no XXVII Congresso Português de Cardiologia, que decorre até quarta-feira em Vilamoura.
A sessão de treino em Suporte Básico de Vida (SBV) decorre a partir das 09h00, no Pavilhão Gimno-desportivo de Quarteira.
É organizada pela Escola de Ressuscitação Cardio-Pulmonar da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da rapidez do socorro em caso de paragem cardio- respiratória.
Entre os participantes estão funcionários do ramo hoteleiro, parques aquáticos e nadadores-salvadores, “por serem das pessoas que contactam em primeiro lugar com casos” de paragens cardíacas, disse à Lusa fonte da organização.
Numa nota, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) afirma que “perto de 25 por cento das paragens cardio-respiratórias ocorrem em locais públicos ou na via pública” e que, em Portugal, menos de 10 por cento destas vítimas “recebem manobras de SBV antes da chegada das equipas encarregadas da resposta à emergência”.
“Quase metade dos indivíduos que sofrem um enfarte agudo não chega com vida ao hospital”, sublinha.
O secretário-geral da SPC, Daniel Ferreira, defende o “ensino sistemático destas manobras, dirigida ao cidadão”.
Salienta também a necessidade de promover “iniciativas que sensibilizem cidadãos e responsáveis políticos” para que “encarem a aprendizagem do SBV como um dever cívico”.
Fonte: Barlavento
Profissionais de turismo no Algarve aprendem técnicas de reanimação
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano