Cotidiano

Profissionais de turismo no Algarve aprendem técnicas de reanimação

None

Cerca de 140 profissionais de turismo vão aprender, hoje, como socorrer uma vítima de ataque cardíaco, num curso de reanimação cardio-respiratória, integrado no XXVII Congresso Português de Cardiologia, que decorre até quarta-feira em Vilamoura.

A sessão de treino em Suporte Básico de Vida (SBV) decorre a partir das 09h00, no Pavilhão Gimno-desportivo de Quarteira.

É organizada pela Escola de Ressuscitação Cardio-Pulmonar da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da rapidez do socorro em caso de paragem cardio- respiratória.

Entre os participantes estão funcionários do ramo hoteleiro, parques aquáticos e nadadores-salvadores, “por serem das pessoas que contactam em primeiro lugar com casos” de paragens cardíacas, disse à Lusa fonte da organização.

Numa nota, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) afirma que “perto de 25 por cento das paragens cardio-respiratórias ocorrem em locais públicos ou na via pública” e que, em Portugal, menos de 10 por cento destas vítimas “recebem manobras de SBV antes da chegada das equipas encarregadas da resposta à emergência”.

“Quase metade dos indivíduos que sofrem um enfarte agudo não chega com vida ao hospital”, sublinha.

O secretário-geral da SPC, Daniel Ferreira, defende o “ensino sistemático destas manobras, dirigida ao cidadão”.

Salienta também a necessidade de promover “iniciativas que sensibilizem cidadãos e responsáveis políticos” para que “encarem a aprendizagem do SBV como um dever cívico”.

Fonte: Barlavento

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Coletivo protesta contra aumento da passagem de ônibus em João Pessoa, com ações na Lagoa e UFPB

2

Cotidiano

INSS volta a exigir a prova de vida em 2025; entenda como funciona

3

Cotidiano

Filtros do Instagram acabam amanhã: saiba como salvar seus efeitos

4

Cotidiano

FOTOS e VÍDEOS: João Pessoa tem trânsito lento e ‘dia de caos’ em trecho da BR-230

5

Cotidiano

Acidente deixa trânsito lento na BR-230, na Grande João Pessoa