O prazo de inscrições para o Prêmio Mulher Empreendedora 2006 foi prorrogado. Agora mulheres de todo o País, que conquistaram sucesso no mundo dos negócios, têm até o próximo domingo, dia 10, para inscrever suas histórias e concorrer à premiação. Esta é a terceira edição do prêmio, que tem como objetivo divulgar ações bem-sucedidas gerenciadas por mulheres ou grupos de mulheres que sirvam de exemplo para quem deseja abrir um negócio próprio.
A Paraíba já tem uma trajetória de sucesso no prêmio. Nas duas edições anteriores, as mulheres que venceram a Etapa Estadual foram classificadas nas demais fases, recebendo destaque nacional. A primeira foi Karla Rocha, presidente da Cooperativa de Floricultores do Estado da Paraíba (Cofep), que superou o preconceito e venceu as dificuldades cultivando crisântemos no município de Pilões, localizado na região do Brejo.
Já em 2005, foi a vez de Renata Almeida, proprietária da Bless Cosmetics, que ousou ao deixar de lado a vida acadêmica para abrir um negócio. Ela desenvolveu seus próprios produtos e no meio do caminho para o sucesso teve que enfrentar um ramo altamente competitivo, mas hoje já leva franquias de sua loja até a região Sul do país.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Sebrae Nacional (www.sebrae.com.br) ou em uma unidade da Instituição nos estados. As candidatas devem preencher um formulário, relatando suas histórias. Este ano o espaço para a descrição dos casos aumentou de 20 para 61 linhas. A mudança significa que as empreendedoras poderão contar com riqueza de detalhes toda a sua experiência.
Como funciona – As histórias serão avaliadas por uma comissão julgadora, que vai analisar se o caso pode incentivar outras pessoas que querem empreender, se houve criatividade na ação empreendida, a capacidade de transformar um sonho em realidade, a preocupação com o meio ambiente e o compromisso da mulher com a melhoria de sua aprendizagem e de seus colaboradores.
A premiação é dividida em duas categorias: Proprietárias de pequenas ou microempresas e Membros de grupos de produção formais (cooperativas e associações). As inscritas concorrem em quatro etapas: Estadual, Regional, Nacional e Internacional. Entre as premiações, estão troféu, certificado, curso do Sebrae e uma viagem internacional de oito dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo.
O trabalho conjunto entre as instituições busca desenvolver ações de apoio ao empreendedorismo liderado por mulheres. Em 2004, 700 histórias de sucesso participaram da primeira edição do prêmio e, no ano passado, 1.300 mulheres se inscreveram.
Assessoria