Uma grande quantidade de peixes apareceu morta em trechos do Riacho do Cavouco, que cruza o campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Zona Oeste do Recife. O manancial, um dos rios que integra a Bacia do Capibaribe, tem em suas margens vários pontos de lançamento de esgoto. Funcionários da prefeitura da Cidade Universitária começaram uma limpeza para retirar os peixes da área.
Uma equipe de fiscais da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) foi ao local e constatou a mortandade dos animais. Segundo o diretor de Controle Ambiental do órgão, Geraldo Miranda, a provável razão do incidente ambiental são os prédios da UFPE, que estão despejando dejetos diretamente no riacho. “Os fiscais encontraram algumas irregularidades, principalmente no lançamento de esgoto, praticamente sem nenhuma tratamento”, contou ele, que acredita que a morte dos peixes foi causada pela falta de oxigenação da água.
Miranda informou ainda que a CPRH vai intimar a prefeitura da Cidade Universitária para que essa explique a razão do dano. “Vamos ouvi-los para saber se aconteceu alguma falha no sistema de esgoto e definir se haverá uma penalização para isso.” A CPRH vai preparar um relatório sobre a inspeção, que deve definir um prazo para solucionar o problema sanitário.
Diante do incidente, a reitoria da UFPE publicou, ontem, uma nota oficial revelando que vai montar um grupo de trabalho formado por especialistas na área. A equipe pretende elaborar uma proposta para recuperar o dano causado ao meio ambiente. A reitoria também já ordenou a limpeza das áreas afetadas, que deve continuar no fim de semana. O serviço foi iniciado ontem mesmo e está sendo realizado por funcionários da prefeitura.
Como a localidade não é assistida com sistema de tratamento de esgoto, os prédios da UFPE usam fossas sépticas – método que transforma matéria orgânica em substância mineral. De acordo com a prefeita da Cidade Universitária, Norma Lacerda, alguns desses prédios têm sistema de tratamento individual. A universidade pediu ao departamento de engenharia química uma análise da água.
[Jornal do Commercio]
Poluição na UFPE
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano