Cotidiano

Paraibuna: Cidade interiorana ao pé da serra do mar

None

Cercada de montanhas e banhada por rios e represas de águas límpidas e puras, Paraibuna transformou-se numa cidade turística. O município paulista está situado no Alto do Paraíba, na escarpa da Serra do Mar, onde se forma o Rio Paraíba do Sul, no encontro das águas do Rio Paraitinga com as do Rio Paraibuna.


 


A cidade tem tradição em laticínios, oferecendo uma variada produção de queijos. Fazendas centenárias, com seus casarões preservados, abrem-se aos turistas, hospedando e servindo gostosa comida tropeira e doces caseiros. A noite é reservada para passeios na praça central ou ouvir música ao vivo em alguns restaurantes locais na Avenida Beira Rio.


 


Conheça as atrações de Paraibuna


 


Cachoeiras
No trecho do Rio Paraíba, que vai da represa do Paraibuna até a divisa com o município de Santa Branca, há bons locais para banho, além de cachoeiras como a Do Inferno e Três Monjolos. É conveniente o acompanhamento de guias.


 


Morro do Remédio
Um dos pontos mais altos de Paraibuna, tem uma vista panorâmica das cidades do Vale do Paraíba. Segundo lenda local, no morro foram mortos vários escravos fugitivos das fazendas de Paraibuna. Existe uma capela em homenagem a N. Sra. dos Remédios, padroeira dos negros, tem também uma mina d´água, a 18 km do Centro.


 


Centro
Arquitetura colonial barroca do período cafeeiro ainda preservada e igrejas que revelam o traço marcante da religiosidade do povo. Umas dos pontos mais interresante do centro é a Praça Monsenhor Ernesto A. Arantes, onde estão localizados casarões coloniais.


 


Mercado Municipal
Construído em 1880 é um importante ponto de encontro comercial e social entre a comunidade rural e urbana da cidade, local onde se pode saborear o afogado, prato típico da região, também encontrado em restaurantes da Praça Central.


 


Bica D´água
Localizada na atual Rua Padre Antônio Pires do Prado, este Patrimônio Municipal conserva lembranças de um passado famoso por tamanha fartura e pureza. O local denominava-se antigamente Bica d´água. O nome da rua era 15 de novembro, onde os cavaleiros que chegavam de cidades vizinhas ou da roça (zona rural), matavam sua sede e refrescavam seus animais, antes de negociar no Mercado Municipal. Tem até os dias de hoje sua original construção, mantendo com curiosidade um dito popular: Quem bebe água da Bica. Aqui fica!
Endereço: Rua Padre Antônio Pires do Prado – Centro


 


Fundão
Parque ecológico municipal, de onde vinha a água para abastecimento da cidade até o início do século. Ali, também foi mantido por muitos anos a antiga Usina a Diesel que fornecia energia elétrica para a cidade. O parque oferece trilhas para caminhadas.


 


Como Chegar
Rodovia dos Tamoios entrada no km 32. Acesso pela Rodovia Presidente Dutra e Pela Rodovia Ayrton Sena
Distância da capital: 127 km
28 km de São José dos Campos.
58 km de Caraguatatuba.

Fonte: Uol

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Maria Cecília, Miguel, Ravi e Gael estão entre os nomes mais registrados na Paraíba em 2024; confira ranking completo

2

Cotidiano

Paraíba tem leis contra fogos de artifício com estampido, mas desrespeito ainda persiste

3

Cotidiano

Padre paraibano diz que Jesus foi esquecido e pede que pais não levem filhos para ver Papai Noel: “não suporto aquele velho”

4

Cotidiano

FOTOS: carro é ‘engolido’ por cratera às margens da BR-230, em João Pessoa

5

Cotidiano

VLTs têm horários estendidos aos sábados e aumento de mais oito viagens durante período de verão