Fotojornalismo

Paraibano lança livro 30 anos de fotojornalismo na próxima sexta

O lançamento do livro e da exposição 30 ANOS DE FOTOJORNALISMO, do paraibano Antonio David acontece no dia 24 de novembro, às 20h24, na Biblioteca Pública do Go

Em grande estilo, a fotografia brasileira celebra, neste dia 24 de novembro (sexta-feira), às 20h24, na Biblioteca Pública do Governo do Estado – localizada na avenida General Osório, 253, em João Pessoa – o lançamento do livro e da exposição 30 ANOS DE FOTOJORNALISMO, do paraibano Antonio David. Trata-se de um trabalho inédito para a memória da imprensa nacional que mostra a trajetória deste profissional dedicada à fotografia.

Financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (FIC) – Lei Augusto dos Anjos do Governo do Estado da Paraíba, com o patrocínio do GRUPO TELEMAR, o projeto tem a produção da AGÊNCIA ENSAIO, com a curadoria do fotógrafo Ricardo Peixoto, textos dos jornalistas Carlos Tavares, Josinaldo Malaquias, José Nunes, Wellington Farias e do professor da Universidade Federal da Paraíba, Gabriel Bechara Filho.

O fotojornalismo uma das primeiras escolas da fotografia mundial, passagem na formação de muitas gerações de profissionais, marca através da imagem o “instantâneo do real” – instrumento de informação e comunicação; contribui para preservação da memória no relato das cenas do nosso cotidiano, costumes e comportamentos, mitos, celebridades, acontecimentos, fatos políticos, diversidade cultural, esporte, religiosidade, tragédias, guerras, descobertas científicas e tecnológicas, agricultura, meio ambiente, medicina, engenharia, educação; enfim, uma infinita gama de conhecimentos armazenados e transmitidos de geração em geração.

“Marcamos uma importante fase da história da fotografia brasileira produzida na Paraíba. Antonio David, em seus 30 anos de vivência, revela no olhar nosso de cada dia a singularidade em busca da identidade cultural e social”, afirma Ricardo Peixoto, curador do projeto, acrescentando que “são reflexões, contestações, informações, sentimentos e devaneios visuais das artérias pulsantes do nosso cotidiano”. 

Projeto

O projeto consta de uma exposição fotográfica itinerante que acontece em João Pessoa (24) e nas praças públicas das cidades de Cabedelo (27), Campina Grande (28), Pombal (29) e Cajazeiras (30) com a distribuição de 100(cem) exemplares nas Secretarias de Educação e Cultura, bibliotecas públicas do Estado e Municípios. “Estamos democratizando a arte ocupando os espaços públicos e dando acesso à comunidade de conhecimento e informação através deste trabalho”, afirma Antonio David.

“Repasso para sociedade brasileira um pouco da minha alma. Na fotografia encontrei uma maneira especial de me comunicar com as pessoas, interagir e contribuir no processo de evolução do homem”, conclui David.

Natural da cidade de Taperoá, Antonio David Diniz está radicado há mais de 30 anos em João Pessoa, onde trabalhou nos principais jornais do Estado desde 1975. Membro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba e da Associação Paraibana de Imprensa, foi professor de fotografia na Universidade Federal da Paraíba em 1992. A partir de 1995 coordena o Departamento de Fotografia da Secretaria de Comunicação Institucional do Governo do Estado.

Com exposições individuais e coletivas no cenário nacional, ganhou o PRÊMIO LAMBE-LAMBE de FOTOGRAFIA em 2002 pela AGÊNCIA ENSAIO no NÚCLEO DE ARTE CONTEMPORÂNEA. A sua obra integra o ACERVO do MUSEU DA IMAGINAÇÃO.

Secom-PB

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Sancionado título de cidadão paraibano ao ministro José Afrânio Vilela, do STJ

2

Cotidiano

Ministério Público pede retirada de 33 estabelecimentos irregulares de áreas de restinga em Cabedelo

3

Cotidiano

Estiagem: prefeito de Campina Grande prepara renovação de decreto de emergência

4

Cotidiano

Acidente na BR-361 deixa dois mortos no Vale do Piancó

5

Cotidiano

Motorista perde o controle e carro colide em viaduto da BR-230