Será inaugurado no mês de maio próximo, o Memorial de Augusto dos Anjos, instalado na Casa da ama de leite Guilhermina, restaurada com recursos do Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos. Foram aplicados R$ 200 mil, através da Coordenadoria de Estudos Histórico-Culturais do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba – IDEME. O projeto foi aprovado em 2004, na primeira edição do FIC. As informações são da superintendente do IDEME, Marta Malheiros.
No memorial funcionará uma biblioteca com mais de 200 livros sobre a vida do poeta e uma videoteca, contendo depoimentos gravados sobre a vida e a obra de Augusto dos Anjos. Localizado em terras da Usina Santa Helena (antigo Engenho Pau D’Arco), o memorial terá uma administração conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura de Sapé, que está fazendo uma urbanização sob o pé de tamarindo, ainda existente, próximo ao local onde existia a casa do engenho. Do conjunto inicial, ainda resta a capela.
Todo o trabalho de organização e levantamento de informações históricas envolveu uma equipe de professores, doutores e pesquisadores, composta por Socorro Aragão, Neuma Fechine, José Elias Borges, Ana Isabel Souza Leão, Eliete Gurjão, Ivanice Frazão e Adauto Ramos. Foram levantados documentos, entrevistados os descendentes que moram no Rio de Janeiro, e, visitado o Museu existente em Leopoldina, instalado na Casa onde morou e morreu o Augusto dos Anjos.
Quando o trabalho de restauração foi iniciado, a casa estava em ruínas, apenas com as paredes externas. Para recuperação do imóvel, o IDEME contou com o trabalho do arqueólogo Plínio Araújo Victor. A administração do Memorial será conjunta entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Sapé.
Na próxima sexta-feira, a superintendente do IDEME, Marta Malheiros e sub-secretária de Cultura, Cida Lobo estarão em Sapé, para reunião com a Secretaria de Educação do Município, para tratar dos últimos detalhes da cerimônia de inauguração e entrega do mobiliário do Memorial.
Fonte: Secom PB
Memorial Augusto dos Anjos será inaugurado na Casa da Ama de Leite, re
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano