Cotidiano

MEC recebe projetos de formação continuada até 5 de maio

None

O Ministério da Educação receberá, até o dia 5 de maio próximo, projetos de instituições de ensino superior para a formação de professores de escolas públicas. O edital do Programa de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio já foi publicado no Diário Oficial da União. A formação se dará em química, física, biologia, matemática, história, geografia e línguas portuguesa e espanhola – esta última, de oferta obrigatória para as escolas e facultativa aos alunos. As propostas serão analisadas sob os pontos de vista jurídico e pedagógico.

Segundo a diretora do Departamento de Política do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Lúcia Helena Lodi, as matrículas do ensino médio aumentaram 7,5% nos últimos cinco anos. Ela considera o quadro desafiador e preocupante, pois não se trata apenas da abertura de vagas, mas da adequação de conteúdos e metodologias. “A preparação dos professores para enfrentar a realidade contemporânea passa pela formação continuada”, disse Lúcia.

Na opinião da diretora, a escola não pode ficar à margem do processo de avanço da tecnologia e do conhecimento. Por isso, a formação deve ser contínua e atualizada. “É uma chance de proporcionar aos professores que se apropriem do desenvolvimento científico da nossa sociedade, nas suas respectivas áreas”, observou.

Língua espanhola — De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), a falta de professores em certas disciplinas, em especial de ciências da natureza, é uma situação vivenciada por quase todas as secretarias de educação. Necessidade que se observa na oferta de língua espanhola pelas escolas de ensino médio. Dados da SEB mostram que, das 16.621 escolas públicas de ensino médio no Brasil, apenas 6.217 (37,4%) oferecem a opção. Em Sergipe, não há oferta da disciplina em nenhuma escola da rede.

Segundo Lúcia Lodi, o ensino de espanhol exige atenção do MEC e dos dirigentes das secretarias de educação. “A formação continuada permite que os professores aprendam e ensinem o espanhol com qualidade e habilidade”, disse.

O edital está disponível na internet.

Fonte: Maracaju News

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Especialista explica como se proteger de crimes cibernéticos impulsionados pela Inteligência Artificial

2

Cotidiano

Inverno deve aumentar em 30% venda de material para reforma de telhado, prevê comércio

3

Cotidiano

João Azevêdo veta projeto e acender fogueiras continua proibido na Paraíba

4

Cotidiano

Novo prazo de entrega da Ponte das Três Ruas deve ser definido na próxima semana

5

Cotidiano

Litro da gasolina: saiba onde pagar o menor preço em João Pessoa