Vamos ao perfil de José Mário Porto Jr,(47) reeleito presidente da OAB-PB este, com descendência italiana pela parte paterna. Os seus avós aportaram por aqui em 1914, fugindo da primeira grande guerra, saindo da região de Lauria, perto de Nápoles.
O advogado Zé Mário, herdeiro do advogado empresarial José Mário Porto, que foi presidente da OAB-PB por quatro vezes, continua a levar e elevar o nome da família na esfera jurídica.
Apelidado pela família como ‘Pino’, o diminutivo de José na Itália, ele nasceu em João Pessoa, casou em Recife com a Ana Paula Azevedo Campos, que conheceu em plena Festa das Neves, e hoje curte os três filhos José Mário Neto, Bárbara e o temporão João Pedro com quem costuma brincar logo cedo pela manhã – “é a minha atividade física”, justifica Zé Mário que não encara nem mesmo uma caminhada.
Ele, que teve D. Zilda, do Sagrado Coração de Jesus, como sua educadora e hoje advoga para ela, relembra com saudade as primeiras letras. “Ela com 80 anos continua no batente formando novos alunos para a vida”falava José Mário no maior respeito à grande educadora.
“Eu sempre quis advogar” fala Zé Mário, que no bate papo comentava da morosidade da justiça no Brasil e apontou pelo menos três causas: o próprio magistrado é lento; o cartório também deixa a desejar e, ainda, a quantidade de recursos que cabem nos processos. Porém, os processos mais lentos, são ainda os referentes a desapropriação.
O seu dia a dia é sempre entre os tribunais, no escritório, no Fórum e na OAB cuja presidência ele ocupa desde a morte de Arlindo Delgado e a ida de Harrison Targino para ocupar a Secretaria de Segurança do estado. Este final de semana José Mário conquistou o direito, pelo voto dos colegas, de assumir a presidência da OAB-PB tendo como companheira de chapa, a advogada Gilvânia Maciel.
*Quanto a questão das custas judiciais, que causa entre os advogados a maior polêmica, Zé Mário comenta que “em outros estados a justiça não aceita nem negociar. Sei que ainda não é o ideal mas é o real. Foi o que conseguimos”.
Vamos as suas preferências hoje:
SONHO DE CONSUMO: poder terminar a minha obra a favor do advogado paraibano.
MANIA DE CONSUMO: Comer bem. Um bom vinho.
BEBIDAS PREFERIDAS: Whisky e Vinho.
RESTAURANTES: Gulliver e Degustar.
COMIDA PREFERIDA: uma boa massa. Recomendo a Cantina Italiana a beira mar do Cabo Branco, onde a massa é feita na hora, por Máximo, que é uma verdadeira delícia.
SE NÃO MORASSE EM JP: uma nova João Pessoa com mais diversão, mais peças de teatro.
PERFUME: Azarro.
GRIFFE: sou cliente nº 1 da Vila Romana.
EMPRESÁRIOS QUE ADMIRA: Humberto Soares de Oliveira e José Carlos da Silva Júnior.
COLEÇÃO: caixa de fósforo, que herdou do pai e as rolhas de vinho que toma.
JUÍZ QUE ADMIRA: Antonio Elias de Queiroga.
MÉDICO DE CABECEIRA: Manoel Jaime.
TATUAGEM: não.
PROGRAMA DE TV: os tele-jornais.
TERAPIA; assistir um bom jogo de futebol.
CABELEIREIRO: Almeida.
UMA SAUDADE: do meu pai.
FAZ SUPERMERCADO: sim.
QUAL O TALENTO QUE FALTA EM VOCÊ: servir mais ao próximo
OUTRA PROFISSÃO QUE ESCOLHERIA: gostaria de ser médico