Cotidiano

IMEQ fiscaliza em 2005 mais de 2 milhões de unidades de produtos regul

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Órgão recebe prêmio Top Of Mind com 70%  de aprovação

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEQ), órgão
do Governo do Estado que trabalha em convênio com o INMETRO, desenvolveu em 2005 atividades de controle metrológico e fiscalização em 205 dos 223 municípios, superando a meta prevista que era de 34 mil instrumentos metrológicos, tendo atingido cerca de 38 instrumentos verificados no Estado.

De acordo com o diretor superintendente do Imeq, Edvaldo Caldas Júnior, na área da qualidade as equipes do Imeq realizaram mais de quatro mil ações de fiscalização em 1.300 estabelecimentos comerciais, verificando mais de 2 milhões de unidades de produtos regulamentados, tendo sido registrado apenas 2,6%  com índice de irregularidade, quando houve os procedimentos normais de multa, apreensão, de interdição. Além dessas ações o Imeq participou de diversas feiras, de eventos, com estande, para orientação do consumidor.  O órgão  não só fiscaliza, mas, principalmente orienta relações de consumo.

Edvaldo Caldas Júnior destaca que o governador Cássio Cunha Lima tem
garantido todo o apoio necessário às atividades do Imeq, órgão que tem
credibilidade comprovada junto à sociedade.

Os principais municípios beneficiados com as operações do Imeq, na área de qualidade foram: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras, Sapé, Sousa, Pombal, Monteiro, entre outros. Na área da qualidade o Imeq
realizou em 2005 doze operações especiais a exemplo da Operação Volta  s Aulas, e a fiscalização de produtos natalinos, sempre em parceria com o
Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
(INMETRO).

O papel do Imeq não é de apenas fiscalizar, mas, também orientar as
relações de consumo e neste aspecto houve celebração de convênio
técnico-administrativo com o Procon Estadual, o que permitiu a realização
de ações conjuntas na área de combustíveis, fiscalização em feiras livres,
supermercados e outros estabelecimentos.

Dentre as operações especiais destaque para a fiscalização no setor de gás natural veicular, na área de produtos têxteis, operação carnaval com
fiscalização da qualidade de preservativos.  Em 2005 os técnicos  do Imeq
participaram de vários treinamentos, um investimento no setor de recursos
humanos.



Metas para 2006

Em 2006, além das atividades normais de orientação ao consumidor nas áreas de metrologia e qualidade, o Imeq tem alguns projetos estruturantes: ampliação do edifício sede, em Mangabeira; a reestruturação e adequação de laboratórios de massa, volume e pré-medido, que poderão prestar melhores serviços à indústria, ao comércio e à população em geral.   Até março será implantado o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), a implantação da Ouvidoria e da home page, no portal www.paraiba.pb.gov.br.

O posto de inspeção de caminhão-tanque será reformado, projeto já
definido em parceria com o INMETRO. A cidade de Campina Grande será
contemplada com uma nova sede para a Agência Regional do Imeq, para
melhor atender o cidadão paraibano. Outra proposta é a implantação da
regional de Patos. Está em fase de elaboração o Plano de Cargo de
Carreira e Remuneração. Os investimentos nessas obras superam R$ 1
milhão.

O controle metrológico beneficia os setores da indústria, comércio e
serviços, o que é muito positivo para quem produz quanto para quem
consume. Na área de qualidade mais de 50 produtos regulamentados:fósforos, pneus, brinquedos, preservativos, material
elétrico de baixa tensão, entre outros.

Imeq recebe prêmio Top of Mind (Brazil)

Em 2005 o Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública (Inbrap),
conferiu ao Imeq-PB o prêmio Top of Mind Brazil de Consagração Pública
Brasileira, na categoria administração pública em geral. O prêmio tem
validade 2005/2006.

A pesquisa quantitativa ouviu entre 2004 e 2005 6.896 pessoas físicas e
jurídicas de João Pessoa, com idade entre 16 anos e acima de 50 anos.  A
média do Imeq Top Of Mind foi de 69,8% . 52% dos entrevistados  revelaram ter lembrança da marca ou da empresa. 98% reconheceram a marca ou empresa; o item atendimento obteve 56% de pontuação; a estrutura da sede do Imeq ficou com 52% de aprovação e a qualidade dos serviços prestados pelo órgão atingiu 91 pontos percentuais.

Fonte: Secom PB

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