Cotidiano

Gastronomia sergipana aprovada no Salão de Turismo do Brasil

None

Cordeiro ao sabor de caju e Robalo servido com bananas ao vinho. Esses dois pratos tipicamente sergipanos e que foram escolhidos pelo Projeto Movimento Brasil Sabor, coordenado pelo Ministério do Turismo, Abrasel e Sebrae, estão fazendo o maior sucesso perante o público participante do Salão de Turismo do Brasil, realizado desde a última sexta-feira, em São Paulo.

Fruto de comercialização local – os dois pratos foram expostos em Sergipe junto com outras 21 opções gastronômicas e depois escolhidos pelo Ministério do Turismo – a culinária sergipana está provando quanto é importante a agregação de valores quando o componente em foco é o turismo.

Comercializado no Salão de Turismo como exemplo da culinária de Sergipe, o ‘Cordeiro ao Sabor de Caju’ é um dos mais requisitados pelo público. Sua descrição não é para menos: pedaços de cordeiro levemente fritos, servidos com molho de caju e risoto de castanha de caju, açafrão e salada desidratada.

Já o outro prato, agrada todos os gostos. O ‘Robalo Surpresa’ leva a sério o seu batismo e brinda os degustantes com um peixe servido ao molho de camarão e bananas ao vinho, acompanhado de suculento risoto de mangas e uva passas, misturando todo o tropicalismo gastronômico.

“Esses pratos, tão bem escolhidos e servidos a todo o público, simbolizam a forte e não menos saborosa tradição da culinária sergipana. Eles unem o sabor das praias, do litoral, com o Robalo, com as delícias do interior, ao requinte do cordeiro”, opina o presidente da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel/Sergipe), Álvaro Engerland, presente no Salão de Turismo.

Além da gastronomia, as equipes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Secretaria do Trabalho, também estão promovendo outras opções sergipanas no evento que reúne mais de 30 mil pessoas por dia. Folheteria, artesanato, degustação de gêneros alimentícios, licores e rodadas de negócios são os instrumentos escolhidos pelo governo João Alves Filho para vender as rotas internacionais turísticas do estado.

As equipes são coordenadas, respectivamente, por Max Andrade e Simone Vasconcelos. “A riqueza gastronômica de Sergipe é incalculável e se procuramos atrair os turistas pelas belezas das nossas praias, das cidades históricas, da tranqüilidade e hospitalidade do nosso povo, porque não pela comida farta?”, questiona Max ao referendar a escolha dos dois pratos que estão sendo comercializados no evento.

Fonte: Secom SE

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Acidente deixa trânsito lento na BR-230, na Grande João Pessoa

2

Cotidiano

Tarifa de ônibus em João Pessoa passa a ser de R$ 5,20 para ônibus convencional; ‘geladinho’ vai a R$ 5,80

3

Cotidiano

Preços de material escolar variam até 988,89% em Campina Grande, aponta pesquisa do Procon

4

Cotidiano

Derramamento de óleo causa transtornos na avenida Epitácio Pessoa

5

Cotidiano

Pane em veículo deixa trânsito engarrafado em João Pessoa