O IV Encontro Brasil-Portugal será realizado nos dias 11 e 12 de maio no Auditório do Sebrae-CE, numa iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, do Sebrae-CE, do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais da FIEC e do Instituto de Estudos Portugueses. O tema central será “Uma década da CPLP: balanço e perspectiva nos negócios e na cooperação política e estratégica do Atlântico Sul”. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em julho de 1996, reunindo: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
A abertura dos trabalhos, pelo Reitor da UFC, René Barreira, será às 9 horas do dia 11, com a presença do Governador Lúcio Alcântara; do Comandante Cunha Couto, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; dos embaixadores Luís Fonseca (Secretário Executivo da CPLP) e Paes de Andrade (Embaixador do Brasil em Portugal); da Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Carla Costa, e do Diretor do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais da FIEC, José Flávio Sombra Saraiva.
A primeira sessão do encontro, às 10 horas do dia 11, versará sobre “CPLP em revista: balanço e perspectiva nos negócios”; a segunda sessão, das 15 às 18 horas, abordará “CPLP e a cooperação política: balanço e perspectiva”; a terceira sessão, prevista para as 9 horas do dia 12, enfocará “CPLP e suas dimensões estratégicas no Atlântico Sul: balanço e perspectivas”. A conferência de encerramento será proferida pelo Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, que falará sobre “Portugal e Brasil nos 10 anos da CPLP”. A sessão de encerramento, às 11 horas daquele dia, será presidida pelo Embaixador Gerônimo Moscardo, do Ministério das Relações Exteriores.
[O Povo]
Fortaleza sediará o IV Encontro Brasil-Portugal
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano