Cotidiano

Filme mexicano “Noticias lejanas” triunfa em festival argentino

Primeiro longa-metragem do mexicano Ricardo Benet, Noticias lejanas, ganhou no sábado o Astor de ouro no Festival de Cinema de Mar del Plata, única competição c

O primeiro longa-metragem do mexicano Ricardo Benet, Noticias lejanas, ganhou no sábado o Astor de ouro no Festival de Cinema de Mar del Plata, única competição classe A da América Latina.

O prêmio especial do júri foi para outra obra-prima, Molly’s Way, da alemã Emily Atef.

O Astor de melhor filme iberoamericano foi dividido entre Derecho de familia, de Daniel Burman, e o brasileiro “Cinema, aspirinas e urubus”, de Marcelo Gomes.

Em Noticias lejanas, um jovem saído de um povoado faz uma viagem para a cidade onde passou sua infância. Protagonizado por David Aarón Estrada e Mayahuel del Monte, o filme narra uma história de buscas e raízes marcada pela exclusão.

O filme de Benet, que já dirigiu os curta-metragens Fin de etapa (2002) e En cualquier lugar (2005), estreou no Festival de Cinema de Guadalajara em março de 2005, e ficou com o prêmio do júri na última edição da competição francesa de Biarritz.

O júri, composto entre outros pelo cineasta polonês Krzysztof Zanussi e pela atriz espanhola Assumpta Serna, concedeu uma menção especial a Café transit, de Kambozia Partovi, “por seu retrato positivo da luta da mulher iraniana”, e outra a Be with me, do cingalês Eric Khoo.

O restante dos prêmios Astor – batizado em homenagem ao músico de Mar del Plata Astor Piazzolla – foram para o português Marco Martins, diretor de Alice; para as australianas Sarah Watt e Justine Clarke, roteirista e atriz de Look both ways, e para William H. Macy, melhor ator pelo norte-americano Edmond, de Stuart Gordon.

Além da mostra oficial, composta por 18 filmes, o festival contou com 13 eventos paralelos, homenagens e retrospectivas.

A 21ª edição do Festival de Cinema de Mar del Plata, cidade localizada a 400 quilômetros ao sul de Buenos Aires, começou no dia 9 de março, e teve um público superior em 15 por cento ao do ano passado, com cerca de 150 mil espectadores.


Reuters

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Especialista explica como se proteger de crimes cibernéticos impulsionados pela Inteligência Artificial

2

Cotidiano

Inverno deve aumentar em 30% venda de material para reforma de telhado, prevê comércio

3

Cotidiano

João Azevêdo veta projeto e acender fogueiras continua proibido na Paraíba

4

Cotidiano

Novo prazo de entrega da Ponte das Três Ruas deve ser definido na próxima semana

5

Cotidiano

Litro da gasolina: saiba onde pagar o menor preço em João Pessoa