A exposição fotográfica Caminho Celeste, que retrata a região Galícia, foi inaugurada este fim de semana em Niterói e vai até o dia 30. O objetivo é mostrar uma imagem diferente da Espanha, segundo os organizadores. A exposição reúne 79 obras do fotógrafo galego Xurxo Lobato e faz parte do evento cultural Encontro com a Espanha, que começou na sexta-feira passada e é promovido pela prefeitura de Niterói. “Com a exposição de Lobato, pretendemos oferecer aos brasileiros uma imagem desvinculada da Espanha que leve a um conhecimento mais profundo de nosso país”, declarou à EFE o conselheiro de Cultura da prefeitura de Santiago de Compostela, Néstor Rego. Segundo ele, o público brasileiro deve procurar entender que a Galícia é a comunidade espanhola mais próxima do Brasil, tanto pelo idioma como pela emigração galega, presente em Niterói e em outras cidades brasileiras desde o século XIX.
Financiada pela Fundação Caixa Galícia, Caminho Celeste expõe 79 fotografias aéreas de Lobato no Museu do Ingá, em Niterói, mostrando o desenvolvimento de uma comunidade onde a tradição se mistura com a modernidade. “Com estas imagens, quis mostrar uma terra onde não há apenas paisagens lindas, mas também uma atividade que gerou um país vivo”, comentou à EFE o autor da exposição, Xurxo Lobato. A exposição é tratada “do ponto de vista de um pássaro” e, segundo Lobato, suas imagens são janelas abertas para que os brasileiros possam ver seu país.
“Mais de 90% dos emigrantes espanhóis no Brasil vieram da Galícia”, relatou Marcos Gomes, secretário de Cultura da prefeitura de Niterói, que qualificou a cidade de Santiago de Compostela como uma das mais importantes e significativas no universo brasileiro.
Além da prefeitura de Santiago, o Encontro com a Espanha conta com a participação de outras instituições galegas, como a Junta da Galícia, órgão administrativo da comunidade, e as prefeituras de Vigo e Forcarei, que possibilitaram a realização de várias Atividades.
Segundo Rego, a prefeitura de Santiago pretende transformar a cidade em destino turístico para os brasileiros. Para isso, os galegos estarão na Estação Cantareira, com exposição de fotos e distribuição de material informativo.
A cantora Uxía Senlle trará ao Brasil o canto popular da região, mas com um toque de contemporaneidade, enquanto as pinturas de José Maria Barreiro Gómez mostrarão sua interpretação do expressionismo e do fauvismo.
Uma peculiar mostra fotográfica refletirá as transformações de Forcarei através de seus moradores, como o carteiro, o relojoeiro ou o fotógrafo do povo. A claquete do cineasta Chano Piñeiro também estará presente, através de uma homenagem póstuma com a exibição de Mamasunción e Sempre Xonxa. Além disso, uma seleção de 55 fotografias do acervo do Arquivo Fotográfico Pacheco mostrará ao público a evolução de Vigo, desde o início do século 20 até os dias de hoje. O público carioca também terá a chance de ver o grupo Luar na Lubre, que apresentará músicas de seu álbum, Saudade, um reconhecimento do grupo aos galegos que emigraram para a América do Sul.
Fonte: Estadão
Exposição que retrata a Galícia é inaugurada em Niterói
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano