A Prefeitura Municipal de Princesa Isabel através da sua Secretaria de Educação planeja adquirir sub produtos da mandioca para inclui-los na merenda escolar do município. Os produtores rurais das comunidades envolvidas com o processo produtivo da mandioca naquele município estiveram reunidos com técnicos da Emater, do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste discutindo a comercialização dos produtos derivados da mandioca que poderão ser incluídos na alimentação dos estudantes de Princesa.
Coube a Emater a elaboração do projeto “Mandioca na Merenda Escolar”, que visa a incorporação do produto na merenda dos estudantes no mínimo um dia por semana. O projeto é de suma importância para os produtores rurais envolvidos com a cultura da mandioca, pois permitirá o aumento de suas rendas e a geração de trabalho nas comunidades de Lagoa de São João, Cedro, Moça Branca, Lagoa da Cruz em Princesa Isabel, que são habitadas por 219 famílias devidamente cadastradas pela Emater.
Segundo a coordenadora regional da Emater, Tereza Cristina de Carvalho, autora do projeto, entre as famílias cadastradas existem pequenos grupos de produção familiar que transformam raízes de mandioca em farinha, goma, massa fubá, beijus, sequilhos, tapiocas, bolos e outros produtos derivados da mandioca que são disponibilizados ao público consumidor.
Diante do contexto social, econômico e cultural das comunidades que integram o projeto, as famílias envolvidas desejam aumentar suas rendas disponibilizando os produtos para as escolas da rede municipal e ou estadual. Enfatizou ainda que as famílias estão sendo trabalhadas pela Emater para fornecimento sistemático dos produtos e subprodutos derivados da mandioca e da macaxeira que deverão fazer parte do cardápio da merenda escolar na região polarizada por Princesa Isabel.
Secom-PB
Emater elabora projeto “Mandioca na Merenda Escolar”
Emater elabora projeto “Mandioca na Merenda Escolar”, que será implantado em escolas de Princesa Isabel
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano