Eli-Eri Moura lança CD

Eli-Eri Moura faz concerto e lança CD na Igreja São Francisco

O CD de Eli-Eri Moura foi gravado pelo novo conjunto instrumental da UFPB, o Grupo Sonantis. Ligado ao Compomus e dirigido pelo próprio Eli-Eri.

Numa parceria com o Centro Cultural São Francisco, o Laboratório de Composição Musical da UFPB – Compomus encerra suas atividades de 2006 com um concerto que marca o lançamento do CD "Eli-Eri Moura: Música de Câmara" patrocinado pelo FIC – Fundo de Incentivo à Cultura – Lei Augusto dos Anjos além do retorno da Orquestra Arte Mulher aos palcos de João Pessoa. O concerto será na Igreja São Francisco nesta quinta-feira (28) às 20h30. A entrada é gratuita.

O programa do concerto prevê a apresentação de oito peças de Eli-Eri Moura e de integrantes do Compomus que são ou foram seus alunos: Arimatéia de Melo, Luiz Carlos Otávio, Marcílio Onofre, Rogério Borges, Samuel Correia e Ticiano Rocha.

Consta do repertório ainda sete peças inéditas. A Orquestra Arte Mulher – que inclui instrumentos de cordas, harpa e percussão – é formada por destacadas musicistas paraibanas, várias delas atuantes no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e na Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Ao lado de formações musicais como o Grupo Brassil e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, a Arte Mulher, com este concerto, torna-se mais um grande reforço no incentivo e estímulo à música dos novos compositores paraibanos.

O CD de Eli-Eri Moura foi gravado pelo novo conjunto instrumental da UFPB, o Grupo Sonantis. Ligado ao Compomus e dirigido pelo próprio Eli-Eri, o Grupo Sonantis é o primeiro agrupamento instrumental da Paraíba a dedicar-se exclusivamente à música contemporânea de concerto.

Comentando sobre o CD, o compositor Eli-Eri Moura falou: "as peças do CD exemplificam o que chamo de "música contextualizada". Com esse termo refiro-me a uma abordagem composicional baseada em dois ideais. O primeiro é implementar uma contextualização geográfica, uma referência regional que favoreça uma visão do mundo culturalmente diversa, múltipla, em vez de uma visão estreita, plana e globalizada.

O segundo, explica o regente, é promover uma interação com elementos da nossa cultura musical local passível de ocorrer de forma estrutural permeando os diversos níveis das composições e dos seus processos de criação.

"Acredito que o trabalho deste CD reflete um importante momento de florescimento da música contemporânea de concerto na Paraíba. O produto é praticamente cem por cento paraibano, pois além de receber o patrocínio do FIC Augusto dos Anjos, contou com os serviços de estúdio de gravação e de musicistas locais", adiantou Eli-Eri Moura.

E acrescentou: "devo dizer que, dada a grande dificuldade técnica das peças, tive a grande sorte de ter à minha disposição alguns dos melhores instrumentistas atuantes em nosso Estado, a exemplo de Felipe Avellar de Aquino, José Henrique Martins, Roberto Carlos Di Leo, Kayami Satomi, Germanna França, Carlos Rieiro, Gustavo Paco de Gea, Amandy Bandeira, Vladimir Rufino, Costinha, Cisneiro Andrade, Glauco Andreza, Felícia Coelho e Chiquinho Mino", citou o maestro.

Eli-Eri Moura nasceu em Campina Grande/PB, é compositor, pesquisador e regente. Atua na (UFPB) como professor dos programas de graduação e pós-graduação em música. Idealizou e fundou o Laboratório de Composição Musical catalisando a implantação da área de composição nessa Universidade nos níveis de extensão, graduação e pós-graduação. É Doutor em Composição pela McGill University, Canadá, onde estudou com Brian Cherney e John Rea.

Possui diversas peças para compostas especialmente para grupos de câmara, coro e orquestra, assim como músicas para peças de teatro, vídeos e filmes. Atualmente, prepara o CD "Eli-Eri Moura: Música Instrumental", resultado de projeto contemplado pelo Programa Petrobrás Cultural. Neste CD, suas peças serão interpretadas por alguns dos mais representativos grupos musicais da Paraíba: Orquestra Sinfônica da Paraíba, Quinteto Latino-Americano de Sopros, Grupo Brassil de Metais, Grupo de Percussão do Nordeste e Grupo Sonantis.

Fonte: Agências de Notícias da UFPB

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Acidente deixa trânsito lento na BR-230, na Grande João Pessoa

2

Cotidiano

Tarifa de ônibus em João Pessoa passa a ser de R$ 5,20 para ônibus convencional; ‘geladinho’ vai a R$ 5,80

3

Cotidiano

Preços de material escolar variam até 988,89% em Campina Grande, aponta pesquisa do Procon

4

Cotidiano

Derramamento de óleo causa transtornos na avenida Epitácio Pessoa

5

Cotidiano

Pane em veículo deixa trânsito engarrafado em João Pessoa