Começam nesta quinta-feira (23) as inscrições para os exames supletivos do primeiro semestre de 2006. A idade mínima exigida para os candidatos é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 para o médio, completos ou a completar até o último dia de realização das provas. No último exame, a Secretaria de Educação recebeu 31.927 inscrições, sendo 8.902 para o ensino fundamental e 23.025 para o médio. Para Belo Horizonte, foram 10.505 candidatos.
O candidato impossibilitado, por motivos físicos ou de saúde, de se locomover até o local de prova, deverá especificar esta condição no momento da inscrição, solicitando atendimento especial. Se em virtude de crença religiosa o candidato não puder realizar a prova no horário determinado no edital também deverá declarar o fato no momento da inscrição. A prova de língua estrangeira nos exames supletivos do ensino fundamental é facultativa.
As inscrições devem ser feitas pelos sites: www.educacao.mg.gov.br ou www.iadenet.com.br. As Superintendências Regionais de Ensino estarão disponíveis para efetuar as inscrições dos candidatos que não têm acesso à internet. O pagamento da taxa pode ser feito até o dia 11 de abril.
Taxa
Será cobrada taxa de R$ 6 por disciplina, que deverá ser paga nas agências conveniadas do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Mercantil do Brasil ou via internet, quando o candidato for correntista de um desses bancos, até o dia 11 de abril. A guia específica será emitida no ato da inscrição via internet. O candidato terá sua inscrição efetivada somente após o pagamento da taxa.
O candidato desempregado poderá solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, de no máximo quatro disciplinas, nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Na capital, os candidatos desempregados com necessidades especiais deverão se inscrever no Posto do Sine – BH.
A partir do dia 12 de junho, o candidato terá acesso ao comprovante definitivo de inscrição, para confirmação dos dados da sua inscrição pelos sites: www.educacao.mg.gov.br ou www.iadenet.com.br.
Provas
As provas serão realizadas, simultaneamente, na capital e no interior do Estado nos dias 15 e 16 de julho. Porém, em hipótese alguma, o candidato poderá fazer provas fora dos locais, cidades e horários estabelecidos.
Os exames supletivos terão provas escritas. As disciplinas são: no ensino fundamental – língua portuguesa (inclusive redação), história, geografia, matemática, ciências e língua inglesa, que terá inscrição facultativa. No ensino médio – língua portuguesa (inclusive redação), língua estrangeira moderna (língua inglesa, francesa ou espanhola, conforme opção do candidato), história, geografia, matemática, física, química e biologia. O candidato poderá se inscrever em uma ou mais disciplinas.
Os programas das provas seguem as orientações metodológicas contidas nos Conteúdos Básicos Comuns (CBC), da Secretaria de Estado de Educação. Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia seguinte à realização das provas, pela internet. Será aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 50% em cada disciplina. Os resultados serão divulgados a partir do dia 25 de agosto.
Mais informações pelos telefones: (31) 3379-8569 ou 8570.
Fonte: Jornal Estado Atual