Um dos principais resultados da 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, a Carta das Responsabilidades Vamos Cuidar do Brasil, será entregue nesta quinta-feira, dia 27, ao presidente da República, após a Caminhada pelas Responsabilidades, na Esplanada dos Ministérios, às 16h. O documento foi elaborado pelos delegados de 11 a 14 anos nas oficinas realizadas durante a conferência, em Luziânia, Goiás, promovida pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente.
As oficinas, com base no princípio de que jovem educa jovem, foram conduzidas por 70 integrantes dos coletivos jovens de meio ambiente — grupos informais que têm como objetivo envolver-se com a temática ambiental e desenvolver atividades relacionadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida — e por 17 facilitadores internacionais. Nesse processo, a carta foi transformada em linguagem de rádio, publicidade, hip-hop e jornal. Ou seja, em produtos de educomunicação, por meio dos quais a voz dos adolescentes se expressa com mais força.
A Carta das Responsabilidades Vamos Cuidar do Brasil foi inspirada na Carta das Responsabilidades Humanas, documento proposto pela rede internacional Aliança para um Mundo Responsável, Plural e Solidário. O objetivo é sensibilizar as pessoas a compartilhar as responsabilidades e mobilizar o país para os grandes desafios socioambientais. A carta contém os principais compromissos das crianças e adolescentes com o meio ambiente.
A conferência é mais uma iniciativa do programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, iniciado em 2003, com a primeira edição do evento. Desde então, foram mobilizadas mais de 27 mil escolas e cerca de dez milhões de pessoas. Esse trabalho teve prosseguimento com a formação de 25 mil professores e 21 mil alunos, em 2004 e 2005, com o Programa de Formação Continuada de Professores e Estudantes em Educação Ambiental, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). (Assessoria de Comunicação Social).
Fonte: MEC