Estação Nordeste

Cidade Negra,Emboscada e Área 51 fazem show na praia hoje à noite

Cidade Negra, Emboscada e Área 51 encerram o projeto Estação Nordeste, na noite deste sábado (27), no palco armado no Busto de Tamandaré, divisa das praias do C

Cidade Negra, Emboscada e Área 51 encerram o projeto Estação Nordeste, na noite deste sábado (27), no palco armado no Busto de Tamandaré, divisa das praias do Cabo Branco e Tambaú. Os shows começam a partir das 21h e devem levar uma multidão às areias da orla de João Pessoa. O evento, que marca o verão na Capital, trouxe aos palcos espalhados pela cidade cerca de 40 artistas, durante quase um mês de apresentações.

A vinda do Cidade Negra foi possível devido a uma parceria da Prefeitura de João Pessoa com a Rádio Mix, que comemora aniversário com o show da banda carioca. O grupo é a principal atração da noite e vem a João Pessoa lançar o CD/DVD ao vivo intitulado Direto, em que comemora vinte anos de carreira, sucesso de público e reconhecimento da crítica. Formado por Toni Garrido, Da Gama, Bino Farias e Lazão, o grupo Cidade Negra conseguiu em sua trajetória popularizar ainda mais o reggae no Brasil e adicionar elementos da cultura brasileira, sem descaracterizar o som jamaicano.

Com algumas apresentações em João Pessoa no currículo, o grupo, nesta turnê do Direto, deve trazer algumas novidades para o público, já que o trabalho é voltado para releituras de vários sucessos como A sombra da maldade, A estrada, Já foi, Girassol, Pensamento e Sábado à noite. Também haverá apresentações de experimentações musicais novas do grupo como O paraíso tem um tempo bom, uma fusão de surf music com reggae; B. Boys, onde o grupo revisita a cultura hip hop, tanto no aspecto temático como sonoro.

Reggae paraibano – O grupo Emboscada vai mostrar ao público um reggae feito com sotaque paraibano. Os músicos apresentarão canções que abordam temas e situações vivenciadas pela juventude paraibana, unindo a tradição do reggae a musicalidade contemporânea, dando um vigor ao som originário da Jamaica, assim como o próprio Cidade Negra se propôs desde o início da carreira no Rio de Janeiro.

A noite será encerrada com o som pop-rock do grupo Área 51, conhecido por embalar festas, raves e programações de bares e boates de João Pessoa, sempre com uma fusão entre os hits radiofônicos e canções de várias décadas.

Estação Nordeste – O Estação Nordeste é um projeto da Prefeitura de João Pessoa, viabilizado através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), com a proposta de levar música e suas várias possibilidades, ritmos e estilos à população. Os palcos foram armados nos bairros de Jaguaribe, Funcionários II, Mangabeira, Bancários, Manaíra, além da orla marítima e do Centro Histórico.

Nesses espaços, passaram atrações nacionais como Naná Vasconcelos, Zé Ramalho, Arnaldo Antunes, Egberto Gismonti e músicos locais de várias gerações como Adeildo Vieira, Escurinho, Francisco Limeira, Anne Raelly, Absurdus, Zeferina Bomba e Chico Correa e Eletronic Band. 

Esquema especial

Um forte esquema de trânsito e transportes foi montado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), para garantir a fluidez do tráfego e o acesso da população. A partir das 18h, as avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco serão interditadas no trecho que compreende as ruas Helena Meira Lima e Adolfo Loureiro.

A STTrans vai bloquear sete cruzamentos e monitorar outros cinco pontos da área, para dar maior segurança aos condutores de veículos e aos pedestres, evitando transtornos e congestionamentos. Para disciplinar o tráfego de veículos particulares, transportes coletivos e orientar os pessoenses que forem assistir ao show serão disponibilizados 45 homens, entre agentes de trânsito e fiscais de transporte, além de viaturas (carros e motos), que darão apoio até o término do evento.

Uma área da Avenida Antônio Lira, trecho entre as avenidas Índio Arabutan e Epitácio Pessoa, foi reservada à instalação de posto de saúde, delegacia móvel, Corpo de Bombeiros (resgate, brigada e salva vidas) e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os banheiros químicos ficarão no cruzamento da Antônio Lira com a Avenida Epitácio Pessoa. Já as barracas de alimentação serão instaladas no final da Epitácio Pessoa próximo ao Busto de Tamandaré.

Transporte coletivo – Para maior comodidade e acessibilidade dos usuários de transportes coletivos ao evento, a STTrans determinou às empresas concessionárias o reforço de ônibus em 18 linhas (confira abaixo). Três fiscais de transportes, além da guarda municipal, ficarão responsáveis pelo disciplinamento no Terminal de Integração do Varadouro para evitar maiores transtornos, como o vandalismo que tem ocorrido no local. A direção do órgão alerta que atos contra o patrimônio público (quebrar, riscar, depredar) são passíveis de punição, de acordo com a lei.

A partir das 19h, as linhas circulares vão descer até a praia, percorrendo o seguinte itinerário: avenidas Epitácio Pessoa, Rui Carneiro e Négo, Rua Professora Maria Sales, voltando pela Epitácio Pessoa. O itinerário dos ônibus de Tambaú não será modificado.

Já a linha 507 (Cabo Branco) fará o seguinte percurso: Avenida Epitácio Pessoa, Rua Juiz Amaro Bezerra, Avenida Cairu, Avenida Cabo Branco, voltando pela Rua Edvaldo Pinho (Rua da Mata), Avenida Marcionila da Conceição, seguindo pela Epitácio Pessoa. A STTrans determinou ainda que não será permitida a utilização de micro-ônibus, nem ônibus convencional curto/leve (micrão) em qualquer linha do sistema de transporte coletivo durante o evento.

Linhas com reforço – 203 – Mangabeira (um veículo), 204 – Cristo (um), da Transnacional; 5603 – Mangabeira VII (seis) e 5600 – Mangabeira (dez), da empresa Reunidas; 504 – Mandacaru (um), da empresa Mandacaruense; 701 – Acesso Oeste (quatro), 108 – Alto do Mateus (sete), 104 – Bairro das Indústrias (sete), 118 – Muçumagro/Paratibe (seis), da empresa São Jorge; 116 – Engenho Velho (um), da Boa Viagem; e 507 – Cabo Branco (dez), da Marcos da Silva. Ainda a 510 – Tambaú (nove veículos), 513 – Bessa (seis), mais as circulares 1500 (12) e 5100 (12), da Transnacional; 1510 (oito), da Reunidas, e 5110 (oito veículos), da empresa Boa Viagem.

Cruzamentos bloqueados – Avenida Cairu com a Cabo Branco; Avenida Cairu com a Rua Antônio Lira; Avenida Marcionila da Conceição com a Índio Arabutan; Avenida Epitácio Pessoa com a Nossa Senhora dos Navegantes; Avenida Nossa Senhora dos Navegantes com Rua José Augusto Trindade; Avenida Antonio Lira com Rua Helena Meira Lima, e a Rua Helena Meira Lima com Avenida Almirante Tamandaré.

Pontos monitorados – Girador do Altiplano (Beira Rio); Avenida Epitácio Pessoa com a Infante Dom Henrique; Avenida Epitácio Pessoa com a Rua Professora Maria Sales; Odilon Coutinho com a Frutuoso Dantas e Odilon Coutinho com a Avenida Cairu. Caso haja necessidade, os agentes poderão interditar esses cruzamentos. A população pode ligar para o 0800 281 1518 para informações sobre os bloqueios e itinerários de ônibus.

Redação com Assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Coletivo protesta contra aumento da passagem de ônibus em João Pessoa, com ações na Lagoa e UFPB

2

Cotidiano

INSS volta a exigir a prova de vida em 2025; entenda como funciona

3

Cotidiano

Filtros do Instagram acabam amanhã: saiba como salvar seus efeitos

4

Cotidiano

FOTOS e VÍDEOS: João Pessoa tem trânsito lento e ‘dia de caos’ em trecho da BR-230

5

Cotidiano

Acidente deixa trânsito lento na BR-230, na Grande João Pessoa