O cenário nos remete ao século XIX e é um dos roteiros mais famosos dos turistas que vêm a Fortaleza. O visitante, antes mesmo de entrar, é levado, pelos detalhes da construção, ao tempo em que o prédio abrigava os presos da cidade. E basta se aproximar um pouco mais para ver que agora as portas estão sempre abertas e que as paredes largas ajudam a expor produtos do artesanato cearense. É assim há exatos 33 anos quando a antiga cadeia pública, construída em 1866, se transformou no Centro de Turismo do Ceará.
E para comemorar o aniversário do local que atrai tantos turistas e reúne 99 lojas de confecções, artesanato e culinária, além dos museus de Arte e Cultura Populares e de Mineralogia, a Secretaria de Turismo do Estado preparou uma programação para toda esta semana. Nesses últimos três dias o local já recebeu um desfile de moda com roupas produzidas pelos lojistas do Centro, degustação de comidas típicas e visita de alunos de escolas públicas. Ontem foi realizada uma festa em comemoração ao Dia da Cultura Cearense com a apresentação de emboladores, repentistas, violeiros e bandas de forró pé-de-serra.
O dia de hoje será dedicado às rendeiras e quem for ao Centro de Turismo poderá ver as profissionais do município de Aquiraz produzindo peças na hora. Já amanhã haverá um coquetel de encerramento com apresentações artísticas a partir das 17 horas. Toda a programação é aberta ao público e gratuita.
Segundo a diretora do Centro de Turismo, Vera Maia, a expectativa é que até amanhã o Centro seja visitado não só por turistas, mas também por cearenses que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse prédio que faz parte da história da cidade. “Esperamos grande movimentação e para isso estamos contando também com o apoio dos guias de turismo”, afirma.
SERVIÇO
Centro de Turismo do Ceará
Horário de funcionamento: das 8h às 18h, de segunda a sábado, e de 8h às 12h, aos domingos.
Entrada gratuita / Estacionamento: R$ 1,30 a hora.
Informações: (85) 3101.5507
Ceart
Horário de funcionamento: de 9h às 20h, de segunda a sexta, e das 9h às 17h, aos sábados, nas filiais da Santos Dumont, Dragão do Mar, Sebrae, Maraponga e Guaramiranga. As unidades do Iguatemi e do Aeroporto também funcionam aos domingos.
Mercado Central
Horário de funcionamento: das 8h às 18h30min, de segunda a sexta, e de 8h às 17h, aos sábados, e das 8h às 12h, aos domingos.
fonte: O Povo
Centro de turismo em festa
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano