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CE reforça captação de investimento estrangeiro

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Os investimentos em turismo no Ceará devem crescer este ano. Segundo o secretário do Turismo do Estado, Allan Aguiar, já foi assinado um contrato com o grupo português Pestana e no próximo semestre deve começar a ser injetado R$ 180 milhões em mais um resort na praia de Beberibe. Durante a Brazil National Tourism Mart (BNTM 2006), realizada em Maceió na semana passada, Aguiar destacou ainda o investimento de R$ 1,5 bilhão a ser feito no Estado nos próximos três anos. O valor contempla hotéis e resorts nos municípios de Aquiraz e Caucaia.

Ainda sem precisar o volume de negócios gerado para o Estado, Aguiar acredita que sejam bons investimentos, tendo em vista o perfil dos participantes da feira. Foram 24 vendedores (supliers) cearenses, um número inferior ao do ano passado, quando 37 hotéis e receptivos estiveram participando. Participaram cerca de 280 compradores (buyers) nacionais e internacionais, principalmente europeus, que representaram 60% do total. A previsão é que fossem gerados US$ 120,8 milhões em pacotes turísticos, 10% a mais que na última edição do evento.

De um modo geral, os portugueses são quem mais têm aplicado dinheiro no Estado e hoje, segundo o secretário, o Ceará é o principal destino de investimento para esses estrangeiros no Nordeste. Nacionalmente, o Estado fica atrás apenas de São Paulo. Dentre os visitantes internacionais, os portugueses correspondem a 23% do total, seguido pelos italianos.

Para esse ano, Aguiar estima 2,25 milhões de visitantes no Estado. Desse total, 15% devem ser estrangeiros e com um perfil melhor que o estrangeiro que tem ido atualmente ao Ceará. “Esse turista está sendo mais qualificado, com mais dinheiro, então a receita turística também deve aumentar”, estima. Ainda esse ano, a companhia aérea TAM deve iniciar um vôo para os Estados Unidos. Já a TAP, companhia que realiza os vôos do Ceará para Portugal, trocou de aeronave, ampliando em 46 assentos a capacidade de transporte de passageiros. “Nenhum estado do Nordeste tem a malha aérea que o Ceará tem”, ressalta Aguiar.

No entanto, o crescimento deve ser puxado mesmo pelo mercado doméstico. “Não podemos melhorar a posição porque já somos primeiro”, defendeu Aguiar, referindo-se a Fortaleza ser a capital brasileira mais procurada por agências de viagem, conforme números apresentados pela Setur. Segundo ele, agora é preciso manter essa posição.

Fonte: Jornal O Povo

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