Educação

Cássio nos 40 anos da UEPB: “Greve de fome nunca mais”

None

O governador Cássio Cunha Lima proferiu aula, na noite desta quinta-feira (16). para alunos, professores e servidores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no auditório da Fiep, em Campina Grande. O evento marcou os 40 anos de fundação da instituição e serviu para comprovar o alto nível de popularidade do governador entre os segmentos universitários. Ele, que foi responsável pela autonomia da universidade, foi aplaudido de pé, após um discurso onde assegurou: “Greve de fome nunca mais”.

Falando de improviso para um auditório superlotado, Cássio discursou após a reitora Marlene Alves fazer um breve histórico sobre os 40 anos da fundação, ressaltando os principais momentos de uma instituição “que nasceu forte e que agora está mais forte do que nunca”. Emocionada, Marlene lembrou o episódio da greve de fome e dos seis meses de paralisação no governo anterior, e prestou homenagem especial ao governador Cássio por ter possibilitado à UEPB as autonomias financeira, administrativa e acadêmica.

Durante seu pronunciamento, Cássio fez homenagem aos criadores da universidade, destacando o papel do ex-prefeito Williams Arruda e Edvaldo de Sousa do Ó. Ex-aluno de Direito da UEPB, o governador recordou sua passagem pela universidade, inclusive como participante do movimento estudantil.

Ele também fez um breve balanço sobre outras conquistas importantes do seu governo, ressaltando o equilíbrio fiscal como um trunfo administrativo histórico, capaz de despertar elogios da Secretaria de Tesouro Nacional e de permitir ao Estado um momento ímpar, sem ter sido necessário se recorrer a privatizações ou mobilização de ativos financeiros.

Universidade ganhou status dos poderes no Estado

“A autonomia da Universidade enfrentará dificuldades de caráter financeiro, mas nunca o custeio será cortado. Isso acabou. Isso é uma página virada, já que a UEPB alcançou a sua alforria”, disse o governador, afirmando que a UEPB tem o mesmo tratamento por parte do Estado que têm o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e o Poder Legislativo.

O governador também citou o processo de expansão da Universidade e garantiu que o governo vai trabalhar para que os municípios de Monteiro e João Pessoa ganhem campi da UEPB. “Estamos expandindo a Universidade, já chegamos à Lagoa Seca, Guarabira e Catolé do Rocha, e vamos chegar a outros municípios paraibanos”, garantiu.

Cássio saudou 45 estudantes de Cabo Verde, que vieram daquele país africano para estudar em Campina Grande, em diversos cursos da Universidade da UEPB e disse que o crescimento da UEPB, agora, depende do esforço e da competência dos seus dirigentes, dos corpos docente e discente e da população de Campina Grande. “A Universidade é de todos nós. E nós temos que preservá-la”, afirmou ele.

A aula proferida pelo governador Cássio Cunha Lima, na noite desta quinta-feira, atraiu grande número de alunos e professores ao auditório da Fiep. “Hoje é um dia de festa e comemoração para todos nós, porque estamos comemorando 40 anos com a Universidade bem diferente da que tínhamos há poucos anos”, completou a professora Marlene Alves, reitora da UEPB.

Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Inverno deve aumentar em 30% venda de material para reforma de telhado, prevê comércio

2

Cotidiano

João Azevêdo veta projeto e acender fogueiras continua proibido na Paraíba

3

Cotidiano

Novo prazo de entrega da Ponte das Três Ruas deve ser definido na próxima semana

4

Cotidiano

Litro da gasolina: saiba onde pagar o menor preço em João Pessoa

5

Cotidiano

Mercado de Oitizeiro vai ser realocado para terreno às margens da BR-230