Cotidiano

Capital do Turismo de Aventura, Brotas comemora 167 anos

None

Quando o assunto é turismo ecológico, esportes radicais, aventura por corredeiras e cachoeiras, uma das referências nacionais é Brotas (100 quilômetros de Bauru). Nem por isso, a cidade deixa de lado seu aspecto interiorano, simples e pacato. É o que fica evidente na principal festa preparada pelo município para comemorar os 167 anos completados hoje.

Nela, toda pompa do turismo de aventura dá lugar à festa de Santa Cruz, que oferece comidas e bebidas típicas do Interior. Além disso, faz parte da programação de aniversário uma série de eventos culturais como procissão, novena, shows musicais, bingo, leilão de gado, baile e desfile de cavaleiros.

É uma festa de caráter religioso, que faz parte da cultura local. Ela começou no domingo passado e seguirá até o dia 10. As barracas estão montadas em frente à Igreja Matriz, sobre a ponte sobre o rio Jacaré-Pepira e no início da rua Mário Pinotti. O desfile cívico, outra programação tradicional nas pequenas comunidades, está agendado para o próximo domingo.

Por causa de sua vocação turística, Brotas foi uma das três cidades escolhidas pela Secretaria de Estado de Turismo para desenvolver o projeto “Brasil, Meu Negócio é Turismo”, que tem como objetivo a criação de empregos e a otimização da atividade turística que levem à geração de negócios e renda.

Junto com São Bernardo do Campo e Santa Fé do Sul, Brotas tornou-se um pólo irradiador de conhecimento e formação de agentes turísticos. Desde o início do ano, profissionais com curso superior na área de turismo e hotelaria vêm repassando os conhecimentos sobre o projeto para grupos de interessados. A expectativa do governo é que até o fim do ano que vem o programa forme 25 mil novos agentes turísticos em todo o País.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Fundação Roberto Marinho, com apoio da Fundação Inter-Universitária de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho (UniTrabalho).

Para o diretor de Turismo de Brotas, Rubens Veríssimo Filho, as capacitações vão de encontro às pretensões do município, já que Brotas está cotada como destino turístico internacional – título que será lançado na feira Roteiros do Brasil, em junho, no ExpoCenter Norte, na Capital.

Além das atrações radicais como rafting, floating, acqua ride, duck, cascading, bóia-cross, canyoning, e atividades como arvorismo, trilhas, mountain bike e cavalgadas, a cidade possui também o Centro de Estudos do Universo (CEU), um complexo astronômico que abriga o maior telescópio voltado para educação e divulgação da astronomia do Brasil.

____________________

História

Os primeiros moradores a se fixarem na região onde hoje está Brotas vieram de Minas Gerais. Em 1841, Brotas tornou-se distrito de Araraquara. Em 1853, foi transferido para Rio Claro e tornou-se município em 22 de agosto de 1859. O aniversário da cidade é comemorado no dia 3 de maio por ocasião de uma antiga comemoração católica, a de Santa Cruz.

A cidade teve sua fase de maior desenvolvimento na década de 20 e 30 – época da expansão do café para o Interior paulista. Brotas viveu em função desta atividade econômica até sua crise definitiva. É marcante a presença de imigrantes italianos e seus descendentes nos rumos políticos da cidade. A crise do café trouxe um período de estagnação econômica ao município, que na época perdeu população para os grandes centros urbanos. A taxa anual de crescimento da população tornou-se positiva a partir da década de 80.

Atualmente, o município ainda possui uma economia predominantemente agrícola, com destaque ao cultivo da cana, que gera a maior parte da mão-de-obra.

Em função dos recursos naturais que possui, como cachoeiras, matas preservadas e serras, Brotas tem desenvolvido uma economia baseada no ecoturismo (turismo rural e de aventura), que visa uma alternativa de desenvolvimento sustentável para o município. (Fonte: www.brotas.tur.br).

Fonte: JCNET

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Preço da gasolina comum é encontrado por até R$ 6,20 em João Pessoa

2

Cotidiano

Tribunal de Justiça começa a julgar pedido para abertura de CPI do Hospital Padre Zé na Assembleia Legislativa

3

Cotidiano

Prepare o bolso: preços da gasolina e diesel vão subir a partir de 1º de fevereiro

4

Cotidiano

Horácio Melo toma posse como novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba

5

Cotidiano

VÍDEO: cantora da Paraíba impressiona e viraliza ao interpretar música enquanto jantava com a família em restaurante