Professores com título de doutor interessados em exercer atividades que estimulem o estudo e a pesquisa sobre a realidade brasileira, em universidades do Reino Unido, podem se candidatar às Cátedras Rio Branco. O programa, realizado em parceria pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e o Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, está com inscrições abertas até o próximo dia 31 de maio.
Há uma vaga na Universidade de Oxford, no campo da ciência política, e uma na Universidade de Londres, no âmbito da tecnologia da informação aplicada na educação. As candidaturas serão avaliadas por representantes da Capes e do Instituto Rio Branco e os resultados divulgados em julho de 2006. As atividades do programa serão realizadas no período de setembro a dezembro deste ano.
Para participar da seleção é necessário ter título de doutor há, no mínimo, cinco anos; estar credenciado como professor e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes; possuir atuação acadêmica qualificada na área e reconhecida competência profissional com produção científica consistente; e ter fluência em inglês. Além disso, o candidato não pode estar recebendo benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras, para a mesma finalidade, ou bolsa de qualquer modalidade. Candidaturas encaminhadas fora do prazo previsto no calendário ou com documentação incompleta não serão analisadas.
Benefícios – Os selecionados terão direito, entre outros benefícios, a passagem aérea de ida e volta, em classe econômica promocional; auxílio-instalação equivalente a duas mil libras esterlinas (cerca de R$ 8 mil), pago em uma única vez, no Brasil; e recursos mensais no valor de três mil libras esterlinas (cerca de R$ 12 mil).
Desde que foi criado, em 1999, o programa Cátedras Rio Branco já foi realizado na Alemanha, Chile, Estados Unidos e Inglaterra. O edital está disponível na página da Capes.
Fonte: MEC