Cotidiano

Campus da Unifesp em Guarulhos terá aulas em agosto

O presidente da República, Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, visitaram nesta quarta-feira o prédio que abrigará o campus de Guarulhos da

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, visitaram nesta quarta-feira, 29, o prédio que abrigará o campus de Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que terá vagas a partir de agosto. Guarulhos fica na região metropolitana de São Paulo.

“Não existe alegria maior para um presidente da República do que deixar aos seus jovens o legado da educação”, afirmou Lula, ao citar o projeto de expansão das universidades federais que ocorre em todo o país. ele reafirmou que no seu governo é proibido utilizar a palavra gasto quando o tema é educação. “Educação é investimento, que vai se transformar em desenvolvimento, emprego e inclusão social”, concluiu.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou que Guarulhos é mais um símbolo do projeto de expansão, que abrirá 30 mil vagas anuais. “Em todos os municípios que já percorremos, encontramos o agradecimento, mas também a cobrança por mais investimentos nos municípios vizinhos, o que demonstra a importância da educação superior para o país”, disse Haddad, destacando ainda os investimentos do governo federal nas escolas técnicas federais de São Paulo – estão chegando a sete cidades no estado.

Além do campus de Guarulhos, que oferecerá cursos de graduação em ciências sociais, história, pedagogia e filosofia, com 50 vagas previstas para 2006 e 100 para 2007, o ministro lembrou que a Unifesp tem os campi de Santos e Diadema incluídos no projeto de expansão do ensino superior.

O investimento previsto para Guarulhos é de R$ 3,3 milhões. Quando estiver plenamente implantado, o campus atenderá cerca de 1,8 mil alunos. O reitor da Unifesp, Ulisses Fagundes Neto, destacou que o campus de Guarulhos traz uma proposta diferente, com a diversificação da universidade, que passa a trabalhar com cursos na área de saúde, tecnologia e ciências humanas. “Cada vez mais queremos ser um padrão de referência de universidade pública.”

Fonte: MEC

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Especialista explica como se proteger de crimes cibernéticos impulsionados pela Inteligência Artificial

2

Cotidiano

Inverno deve aumentar em 30% venda de material para reforma de telhado, prevê comércio

3

Cotidiano

João Azevêdo veta projeto e acender fogueiras continua proibido na Paraíba

4

Cotidiano

Novo prazo de entrega da Ponte das Três Ruas deve ser definido na próxima semana

5

Cotidiano

Litro da gasolina: saiba onde pagar o menor preço em João Pessoa